Regra básica da fotografia: o triângulo da exposição


Se você está se aventurando agora no mundo da fotografia, deve ter notado que a luz é o personagem principal da história.

A luz certa é fundamental não só para uma foto ficar bonita mas, principalmente, para que transmita a mensagem e sentimentos pretendidos. Você já deve ter visto fotos que ficam claras ou escuras demais, prejudicando completamente o resultado. Como, infelizmente, na maioria das vezes não é possível fotografar na luz ideal, um bom fotógrafo deve saber regular a exposição da câmera independente do ambiente e da quantidade de luz para fazer com as as imagens saiam do jeito que ele imaginou.

Um dos principais conceitos da fotografia é o chamado “Triângulo da Exposição”, e fazê-lo funcionar a seu favor vai fazer toda a diferença na qualidade das suas imagens.

Exposição é o quanto de luz foi captada pela câmera e como a imagem é captada e registrada pelo sensor. O “Triângulo da Exposição” é, então, os 3 pontos principais com os quais você precisa trabalhar para ter a exposição da imagem corretamente: a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO.

Triângulo de Exposição na Fotografia: saiba como funciona | Dicas para  fotógrafos e notícias sobre fotografia | Blog EPICS
Imagem: epics.com.br

Abertura do diafragma

A abertura do diafragma determina a quantidade de luz que chega ao sensor. Isso é medido de acordo com “f-stops”. Por exemplo, se o f-stop for alto, como f22, a abertura é pequena, deixando entrar apenas uma pequena quantidade de luz, o que torna a imagem mais escura. Quanto menor o número do f-stop, mais luz chegará ao sensor.

Ela determina a profundidade de campo – ou a distância que a câmera poderá manter em foco. Quanto maior a abertura, menor será a profundidade de campo. Se você está tentando obter uma cena cinematográfica, uma profundidade de campo rasa geralmente é a melhor escolha.

Velocidade do obturador

A velocidade do obturador mede quanto tempo a luz terá para atingir o sensor da câmera. Uma velocidade de obturador mais alta significa uma imagem mais escura, pois haverá menos tempo para a luz passar, e uma velocidade de obturador mais baixa significa mais tempo para a luz fazer seu trabalho. A regra para a velocidade do obturador no cinema é dobrar sua taxa de quadros. Portanto, se você estiver fotografando em 24 qps, defina a velocidade do obturador para 1/48, 60 qps para 1/120, etc.

ISO

O ISO determina o nível de sensibilidade da câmera em relação à luz. Quanto maior o ISO, mais brilhante e com ruídos será a imagem. É utilizado principalmente em conjunto coma abertura do diafragma – quando quiser um f-stop mais baixo, é preciso diminuir o ISO para compensar a luz que está deixando entrar. Dependendo da foto desejada, é possível manipular o ISO para criar uma profundidade de campo rasa ou ampla.

Dica: anote o ISO nativo da sua câmera ou o ISO recomendado pelo fabricante, pois essa será a configuração mais adequada para capturar a imagem perfeita.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.