Realidade Virtual
Qual a primeira coisa que te vem na cabeça quando falamos de realidade virtual?
Se for jogos, ótimo, verdade, jogos em realidade virtual são incríveis, mas vale uma lidinha aqui pra ver que a coisa não para por aí e os maiores investimentos nessa tecnologia nem irão por esse caminho.
Imagine você, sentar em um “carro”, mas que é apenas o banco do carro, nada de carro de verdade. Aí você coloca os famosos óculos de realidade virtual com seus poderosos fones de ouvido 3D (sim! O som também é 3D). O show começa: você vê e ouve tudo como se estivesse dentro do carro. Todo o painel interior, o banco do passageiro, a janela que dá para uma bela vista de uma linda praia. Ouve o ronco do motor, ou barulho nenhum se o carro for silencioso. Você pode aumentar o som do “carro”, experimentar a mesma sensação de um test-drive. Aliás, você pode fazer o mesmo teste com 10 carros diferentes no espaço de 30 minutos.
Agora imagine o mesmo quando vai comprar um apartamento. Você pode ver como será seu futuro imóvel e ainda montar seus móveis do jeito que quiser. E pode fazer isso com 10 imóveis diferentes em uma hora.
E por aí vai: uma consulta médica, uma visita de seus parentes se estiver internado após uma cirurgia bem-sucedida. A compra de um produto de consumo, como uma TV, um aparelho de som fica bem mais interativa. Até planejar a extração mineral em campos perigosos fica mais seguro com o a tecnologia de realidade virtual. Obviamente que o espaço para o entretenimento está garantido com filmes e jogos de tirar o fôlego.
A educação também ganha muito com isso. Seria muito legal poder “visitar” o Coliseu na aula de história, conhecer o cerrado brasileiro nas aulas de geografia. Observar as estrelas ou até bactérias bem de perto nas aulas de ciências.
Muito bem! Agora, com essas poucas ideias, já deu pra ter uma dimensão do porque a realidade virtual é um negócio que deve movimentar US$108 bilhões até 2021. E porque as indústrias nesse gráfico devem crescer tanto:
Mas nem precisa ir muito longe e ver o futuro sentado na janela. Você já pode começar a pensar hoje mesmo no impacto que a realidade virtual pode ter no seu negócio e o que você faria para melhorar a experiência dos seus clientes com essa tecnologia. Isso te ajudaria muito a sair na frente quando seus concorrentes estiverem apenas olhando admirados todas essas mudanças.
Que tal experimentar um pouco dessa tecnologia?