Qual o futuro dos podcasts?


Ninguém pode negar o boom dos podcasts nos últimos anos, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

O formato de áudio foi popularizado através das plataformas de streaming e ganhou cada vez mais ouvintes e produtores de conteúdo. E não vai parar de crescer tão cedo.

Há quem acredite que o mercado já está saturado. Não se deixe enganar. A produção de podcasts no Brasil já ocupa o 5º lugar no ranking mundial. De acordo com estimativas do Ibope, 34 milhões de pessoas dizem consumir esse tipo de conteúdo, o que significa 8% da população do país.

Isso tudo em vista, o que se espera do futuro do podcast? Confira abaixo quatro tendências que ainda possuem bastante potencial para ser exploradas em 2023:

Educação

Os podcasts são uma excelente ferramenta de educação. Há podcasts focados em vestibulandos dos mais diversos assuntos, como história, ciências, geografia, e muito mais. Há outros que discutem livros ou assuntos relevantes da atualidade. De qualquer forma, ainda há muito espaço a ser explorado nesse universo, especialmente de forma mais interativa – por exemplo, permitindo que os ouvintes enviem perguntas ou votem em tópicos sobre os quais gostariam de ouvir. Isso permite que o podcast fosse mais dinâmico e também ajuda a manter os ouvintes envolvidos.

Conexões reais

Com o mundo se abrindo e as pessoas buscando mais interação humana, os podcasts que fornecem uma conexão humana genuína com o apresentador se tornarão os favoritos. Conhecer a pessoa por trás do conteúdo e construir uma conexão genuína com os ouvintes será fundamental para todas as categorias, mas especialmente nas mais tradicionalmente de apresentação, como negócios e educação.

Conteúdo menos “polido” e produzido pode se tornar a norma, com um estilo mais conversacional e improvisado, pois as pessoas procuram uma conversa amigável para ouvir em vez de um tom professoral.

Usando podcast como estratégia para vendas - Agência Digital em  Florianópolis é NVX - Nacionalvox

Micro-podcasts

Os “micro-podcasts” são episódios mais curtos, com duração entre 5 e 15 minutos, que atraem pessoas ocupadas que não têm tempo para ouvir episódios longos.

Isso abriu um mercado totalmente novo para empresários e empreendedores que desejam criar episódios mais curtos com foco em tópicos ou histórias específicas sem comprometer muito tempo ou recursos.

Com o surgimento de alto-falantes inteligentes como Amazon Alexa, Apple HomePod e Google Home, a tecnologia de pesquisa por voz está se tornando cada vez mais importante. As marcas precisam otimizar seu conteúdo de áudio para que os mecanismos de pesquisa por voz possam descobri-lo.

Conteúdos de nichos e podcasts interativos

Uma tendência que provavelmente continuará é o movimento em direção a podcasts de nicho. As pessoas estão cada vez mais interessadas em sintonizar podcasts que atendam aos seus interesses específicos, seja política, culinária, jardinagem ou história. Isso significa que haverá uma demanda crescente por conteúdo exclusivo e envolvente.

O uso de publicidade e patrocínio também continuará a crescer à medida que as marcas buscam novas maneiras de alcançar públicos engajados. Por fim, podemos esperar um aumento nos podcasts interativos que permitem aos ouvintes participar diretamente do programa.

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