Profundidade de campo no vídeo: o que é


É mais correto pensar na profundidade de campo como uma condição resultante de um conjunto de condições entre uma fotografia e seu arranjo visual. É uma área de foco aceitável em torno de um objeto colocado a uma distância específica da lente. Esse fenômeno ocorre dentro do diafragma da lente – composto por pequenas lâminas finas que abrem e fecham para criar uma abertura.

A profundidade de campo também desempenha um papel estético na aparência de uma imagem. Você prefere fundos desfocados em um retrato ou gosta de ver detalhes no fundo que revelam a localização de um objeto?

Três fatores pesam muito sobre como a profundidade de campo ocorre em uma imagem: tamanho da abertura ou da íris (f-stops), distância focal da lente (mm) e distância da câmera ao assunto – às vezes chamada de distância focal.

Vamos entender um pouco melhor cada um?

Plano de foco

A profundidade de campo está relacionada a algo chamado plano de foco. Imagine uma foto como uma projeção tridimensional com a câmera em uma extremidade da projeção e o(s) assunto(s) organizado(s) dentro do “campo” da projeção. É como uma grande “fatia” do nosso campo de imagem, que fica mais espessa à medida que abrimos ou fechamos nossa abertura (íris). Essa “fatia” também se move em direção ou para longe de nossa câmera com base no tamanho da lente e na distância do assunto.

La Profundidad de Campo Explicada con Ejemplos

Abertura

Ao manipular o tamanho da abertura, criamos uma zona estreita ao redor dos objetos usando um f-stop aberto (grande), enquanto aberturas mais estreitas (pequenas) produzem o efeito oposto. Você já apertou os olhos para fazer objetos distantes parecerem mais nítidos? Este é o princípio por trás da abertura da lente que controla a profundidade de campo.

Quando nos referimos a uma abertura como “grande”, significa um número baixo como f1.4. Quando nos referimos a uma abertura como “pequena”, significa um número mais alto, como f16. Esses números estão relacionados a uma série de “lâminas” de abertura que formam o “diafragma” dentro de nossa lente. À medida que essas lâminas abrem e fecham, elas formam um buraco por onde a luz passa pela lente e atinge nosso sensor de imagem.

Distância do objeto e distância focal


À medida que a distância aumenta entre a câmera e nosso objeto, a zona de foco em torno desse objeto aumenta. Ao mesmo tempo, à medida que a distância entre a câmera e o objeto aumenta e o foco aumenta, o fundo fica cada vez mais em foco. Esta é uma relação proporcional. Quanto mais longe o objeto estiver da câmera, mais o fundo ficará mais claro. Portanto, se você deseja detalhes suaves e desfocados por trás do objeto, chegue mais perto.

A distância focal também pode afetar a profundidade de campo. Lentes grande angulares – aquelas com um amplo campo de visão e designações de baixa milímetros – parecem demonstrar mais profundidade de campo. Enquanto lentes com maior ampliação e designações de milímetros mais altas parecem demonstrar menos profundidade de campo em torno de um objeto. Isso pode ser muito útil quando se deseja direcionar a atenção do público para itens específicos dentro do frame. Dessa forma, a profundidade de campo pode ser uma ferramenta poderosa de contar histórias.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.