Talvez você não aguente mais ouvir ninguém falando de lives, né? Desde o início da pandemia e com boa parte da população mundial trancada em casa, as lives e transmissões ao vivo deram um boom. Shows, eventos, aulas e mais uma infinidade de conteúdos sendo transmitidos ao vivo foram a solução para que os negócios pudessem continuar mesmo com as restrições de circulação.
Mas se você acredita que a “febre” das lives passou e não deve mais considerar esse formato para sua estratégia de marketing, está enganado.
Especialistas do setor garantem que as transmissões ao vivo são o presente e o futuro, e os negócios que não apostarem nas lives podem perder espaço, oportunidade e vendas.
“Até este ponto, a maioria das empresas tratou o vídeo ao vivo como uma ferramenta mágica. É definitivamente poderoso, sem dúvida! Mas em 2022, você verá o poder do uso de transmissões ao vivo estrategicamente, e as empresas que fizerem serão as vencedoras!”
Luria Petrucci, fundadora do Live Streaming Pros
Além disso, outra vantagem das lives é estreitar o relacionamento com os clientes, conhecer quem são as pessoas que acompanham sua marca, o que elas esperam do seu negócio e criar afinidade. Não se esqueça que pessoas fazem negócio com pessoas, e ter essa relação próxima é essencial.
“O vídeo é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a construir um relacionamento com seus clientes, comunidade e prospects muito mais rápido! Parece que cada ano tem sido “o ano do vídeo” e não há dúvida de que isso não está desacelerando.
Acredito que em 2022, as marcas verão um aumento de “conversas não filtradas”, pois o véu entre marcas e clientes será mais fino, e as marcas se inclinarão para fornecer acesso e insights sobre o que está no centro da marca.”
Jessika Phillips, fundadora do Now Marketing Group
Vale reforçar que não é preciso gastar fortunas com aparelhos e tecnologias para fazer suas lives. Apesar da qualidade ser importante para uma transmissão eficiente, o mais importante é focar no conteúdo e em como criar laços mais fortes e duradouros com os clientes.
“2022 será sobre construir relacionamentos quando se trata de transmissão ao vivo.
Marcas e profissionais de marketing devem:
1) Parar de se preocupar tanto com a tecnologia sofisticada e investir mais no desenvolvimento de shows ao vivo, eventos virtuais e híbridos que causem impacto, que construam relacionamentos e comunidade.
O foco deve ser descobrir o que seus espectadores querem e trazer convidados que possam falar sobre esses tópicos. Além disso, traga alguns de seus espectadores ao vivo com você – é assim que você causará o maior impacto na vida das pessoas – na tela – juntos.
2) Quando as transmissões ao vivo terminarem, entre em contato com todas as pessoas que comentarem nas mensagens diretas agradecendo e iniciando uma conversa. É tudo sobre RELACIONAMENTOS.”
Tim Sohn, fundador da Sohn Social Media Solutions
Por mais que possa parecer desafiador fazer transmissões ao vivo, com o passar do tempo e o avanço das tecnologias e plataformas, essa estratégia vai ficar cada vez mais orgânico, não só para quem produz mas também para quem assiste.
“Só vai ficar cada vez mais fácil para as pessoas fazerem lives. Todas as principais plataformas de mídia social oferecem aos usuários a capacidade de transmitir ao vivo. Portanto, dada essa maior facilidade de uso, veremos muito mais empresas entrando no movimento em 2022 também.
E por um bom motivo – a transmissão ao vivo é a maneira mais fácil para as empresas construírem esses relacionamentos mais profundos em escala. Isso permite que eles ajudem e atendam a um público de clientes em potencial, clientes e alunos de uma só vez.”
Justin Brown, especialista em vídeo online e fundador da Primal Video
Assim como foi com a popularização das redes sociais, que começaram em nichos e foram alcançando cada vez mais diferentes perfis de pessoas, o mesmo se dará com o consumo de lives e compras ao vivo.
“É uma simples questão de lógica e familiaridade prever que a transmissão ao vivo será um método cada vez mais popular de compras em 2022. Hoje, quase todo mundo tem uma conta de mídia social. Com a ascensão do Instagram, Snapchat e YouTube, as pessoas estão se acostumando a vídeos curtos de seus produtos ou serviços favoritos.”
Veronica Jeans, shopify queen na Veronica Jeans
“As compras ao vivo serão a grande coisa em 2022. Vejo o Amazon Live realmente crescendo e as compras ao vivo no YouTube e no Facebook se tornando uma grande coisa. As empresas que investem em sua experiência de compra ao vivo agora serão muito inteligentes.”
Ian Anderson Gray, fundador da Confident Live
E você, já apostou nas lives para alavancar o seu negócio? O que pensa sobre a importância desse formato num futuro próximo?