Por que nós amamos dramas e filmes tristes?


Se analisarmos de forma racional, parece contra intuitivo assistir a filmes que nos causam sentimento de tristeza.

Por que nos sujeitamos voluntariamente ao turbilhão emocional de assistir a filmes tristes? De lágrimas a dramas de partir o coração, os filmes tristes cativam o público há décadas, deixando-nos com uma mistura de emoções que vão da melancolia à catarse.

O que a ciência tem a dizer sobre isso?

Conexão emocional e catarse

Os pesquisadores acreditam que os filmes tristes oferecem aos espectadores a chance de confrontar emoções profundas e reais em um ambiente seguro e protegido. Ao experimentar a “realidade” de uma distância segura na tela, nossas respostas emocionais parecem autênticas e genuínas.

Essa liberação emocional, conhecida como catarse, nos permite expurgar sentimentos ocultos e aumentar nossa consciência. Como resultado, a energia drenada pela depressão pode ressurgir temporariamente, permitindo que os indivíduos explorem e curem os problemas subjacentes que inicialmente causaram sua angústia.

Gratidão e felicidade

Alguns estudos encontraram uma correlação entre filmes tristes e felicidade. A conexão emocional desencadeada por tragédias permite que os espectadores apreciem os relacionamentos íntimos em suas próprias vidas.

A pesquisa envolvendo o filme “Expiação”, de 2007, descobriu que os participantes que se concentraram em seus entes queridos durante a experiência de exibição se sentiram mais felizes. As pessoas parecem usar as tragédias como uma forma de refletir sobre os relacionamentos importantes em suas vidas, levando a um sentimento de gratidão e felicidade.

Experiências emocionais compartilhadas e vínculos

Outra razão pela qual gostamos de filmes tristes é a sensação de união que surge de experiências emocionais compartilhadas. Estudos descobriram que rir juntos, dançar juntos e trabalhar em equipe pode aumentar o vínculo social e aumentar a tolerância à dor por meio de um aumento de endorfina.

Da mesma forma, assistir a um filme triste juntos pode provocar um efeito de vínculo social, pois a experiência emocional compartilhada muda a forma como nossas endorfinas são absorvidas e nos faz sentir mais próximos dos outros.

Validação de emoções

Filmes tristes validam nossas próprias emoções e experiências. Eles nos lembram que a tristeza é uma parte natural da condição humana e que não estamos sozinhos em nossas lutas. Observar personagens navegando em situações difíceis e superando obstáculos pode nos inspirar e oferecer esperança.

Valorização da narrativa e da arte

Filmes tristes geralmente têm narrativas convincentes e evocam fortes atuações dos atores. Podemos apreciar a arte envolvida na elaboração de uma história que provoca emoções tão poderosas. Também podemos admirar a habilidade dos cineastas em criar um retrato realista das experiências humanas.

Para fechar com chave de ouro, listamos os filmes mais tristes de todos os tempos. Você já viu algum deles? Qual seu preferido e por que?

  1. A Lista de Schindler
  2. Túmulo dos Vaga-lumes
  3. Titanic
  4. Meu Primeiro Amor
  5. The Notebook
  6. A Escolha de Sofia
  7. Blue Valentine
  8. À Procura da Felicidade
  9. Me Chame Pelo Seu Nome
  10. The Way We Were
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *