É hora de perder o medo de gravar vídeos

medo de gravar vídeos

É hora de perder o medo de gravar vídeos

Gravar vídeos? Eu? E colocar para um monte de gente assistir? Jamais!

Já falamos inúmeras vezes por aqui que os vídeos são o tipo de conteúdo que todas as empresas deveriam estar prestando atenção e apostar. Não tem jeito, eles dominaram as telinhas e as telonas e estão a apenas um clique de distância de qualquer um. Vídeos estão super em alta e não há nenhuma previsão de que seja apenas modinha: eles vieram para ficar e quem não acompanhar vai ficar para trás.

Mas por que temos tanto medo de gravar vídeos? Por que muitas empresas demoram para apostar nesse formato de conteúdo?

Uma das principais respostas para essas perguntas é o medo. Principalmente, medo do julgamento alheio. O que o outro vai achar. Será que vai agradar? Vou “pagar mico”? Vou conseguir atingir quem eu pretendo? Somos seres sociais e nos importamos com o que o outro pensa sobre nós, é natural. Por isso, mesmo se não for você a estar em frente à câmera, o receio do que as pessoas vão achar sobre seu vídeo é real.

A chave para encarar e superar esse medo é dar um passo de cada vez. Comece pequeno para ganhar confiança e vá profissionalizando aos poucos.

Pense em quem está aprendendo a dirigir: são muitas coisas para aprender de uma vez, muitos detalhes para prestar atenção, muito risco envolvido. Sendo assim, quem acabou de tirar carta não vai pegar o carro pela primeira vez e encarar duas horas de engarrafamento no trânsito de São Paulo em uma sexta-feira chuvosa às seis da tarde, né? O recém-habilitado vai começar dirigindo por um caminho conhecido aos domingos de manhã, depois passa a sair à noite, então experimenta fazer o percurso até o trabalho num sábado até, por fim, ganhar confiança para dirigir por onde e para onde quiser.

Com sua empresa e a produção de vídeos é a mesma coisa. Comece, por exemplo, gravando um vídeo simples e curto para exibir apenas para sua equipe de vendas. Observe as reações, colha feedbacks.

Mas atenção: mesmo sendo curto e amador, seu vídeo precisa ser pensado e feito com capricho. Uma dica que pode te ajudar muito é fazer um roteiro. Falamos nesse post aqui sobre como fazer um roteiro de vídeo e como ele facilita e otimiza a gravação e edição. Além disso, quando encaramos um desafio novo, o melhor que temos a fazer é nos preparar e conhecer o máximo possível sobre aquele assunto. Temos vários textos publicados aqui com dicas e informações sobre esse universo. Se joga na leitura!

Depois de fazer alguns vídeos para seu pessoal interno, que tal convidar um cliente da casa para grava um depoimento? Você pode usar esse material para mostrar em uma reunião com possíveis clientes para complementar o discurso de venda.

Agora que você já está mais confiante para produzir seu próprio material, é um bom momento para pensar em profissionalizar seus vídeos e passar a exibi-los para um número maior de pessoas. Contratar uma produtora te ajuda a deixar seu conteúdo mais dinâmico, profissional e certeiro.

Aqui, explicamos como vídeos geram mais conversões e como eles ajudam na tomada da decisão de compra. Você pode colocar seus vídeos nas páginas do site, nas redes sociais e até criar um canal no YouTube, por exemplo.

Agora que você já sabe o caminho das pedras, é hora de arregaçar as mangas e começar a produzir seus próprios vídeos para ganhar confiança e perder o medo. Depois, pode contar com a gente para deixar seu trabalho ainda mais profissional!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.