Pesquisas mostram como a internet ajudou pequenas empresas na pandemia
A internet foi o grande respiro dessa quarentena – para todos os lados. Ao passo que acabou se tornando a principal (e única, muitas vezes) opção para que as pessoas confinadas continuassem realizando atividades básicas do dia a dia, como fazer compras de supermercado, estudar, trabalhar e se entreter, os negócios também viram ali a oportunidade de sobreviverem aos meses de fechamento do comércio e reclusão da população em casa.
E quem ajudou muito nisso foram as redes sociais. Uma vez que construir um e-commerce demanda mais tempo e investimento, o que acaba sendo inviável para pequenas empresas, as plataformas digitais colocam esses negócios em contato com o público em poucos cliques. Uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, somado a um pouco de criatividade, foi o que ajudou muitos negócios pequenos a passarem pela quarentena.
Agora, apesar da flexibilização que já acontece em muitas cidades do mundo, as compras online continuam em alta – e não devem diminuir tão cedo. O Facebook divulgou duas pesquisas globais sobre os hábitos de consumo durante a pandemia e o impacto nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Uma das pesquisas, junto com a Deloitte, mostra que, apesar da crise, os consumidores passaram a comprar em pequenas empresas locais, preocupados com o futuro desses negócios na pandemia. Entre os entrevistados:
– 73% começaram a comprar dos pequenos negócios de bairro durante a pandemia, sendo a principal motivação a preocupação com a sobrevivência dessas empresas e da comunidade local
– 67% dos que começaram a comprar de novas pequenas empresas relataram que fizeram essas escolhas porque elas ofereciam melhores ofertas ou um serviço mais rápido;
– 54% afirmaram que as plataformas digitais ajudaram a descobrir essas novas pequenas empresas onde passaram a fazer compras (locais ou não);
– 39% pretendem gastar mais em pequenas empresas no futuro (locais ou não).
Já a pesquisa Global State of Small Business Report, feita pelo Facebook em parceria com o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelou que as pequenas e médias empresas se beneficiaram do uso de ferramentas digitais:
– 47% das PMEs operacionais no Facebook disseram que 50% ou mais de suas vendas foram feitas pela internet no último mês de Julho;
– 52% dos proprietários e gerentes de PMEs se sentem otimistas com o futuro de seus negócios;
– 77% das PMEs lideradas por mulheres e 91% das pequenas e médias empresas lideradas por homens relataram que estavam em atividade e engajadas em alguma atividade geradora de receita.