Obrigações de uma produtora de vídeos

obrigações de uma produtora de vídeos

Obrigações de uma produtora de vídeos

O que você deve saber antes de contratar uma produtora de vídeos

Após ter convencido seus pares, chefes, sócios sobre a importância de utilizar vídeos em suas estratégias de marketing, negócios ou até operação interna como treinamentos e vídeos motivacionais, é hora de escolher uma produtora de vídeo.

E, para que não somente a escolha seja bem feita, como também todo o processo de planejamento, execução e finalização do vídeo sejam os melhores, listamos 10 obrigações de uma produtora de vídeo.

Fora da lista estão a estrutura, conhecimento e experiência da produtora porque esses são pré-requisitos básicos, uma vez que indiferente do valor investido no vídeo, cada centavo deve ser levado em consideração na ponderação do risco de não ficar satisfeito com o trabalho depois de todo o processo.

Portanto, avalie o portfólio de cada uma com cuidado, converse com as pessoas responsáveis pelo seu projeto e entenda os equipamentos que vão usar.

Com isso definido, que tal aproveitar bem sua experiência e entender quais são as obrigações de uma produtora de vídeos e suas responsabilidades?

1 – Público-alvo: o primeiro ponto que deve estar bastante claro é para quem o vídeo se dirige (idade, gênero, localização, perfil psicográfico, perfil pictográfico, dentre outros). Quanto mais informação, melhor para direcionar todo o resto da cadeia: linguagem, imagens, atores, etc.

2 – Criação e roteiro: apesar de muitas empresas ou agências já apresentarem suas ideias ou até roteiros fechados, a produtora pode ajudar bastante com uma visão crítica que pode beneficiar o projeto. Uma produtora experiente já executou muitos projetos e tem base para sugerir ajustes no roteiro que podem fazer a diferença tanto tecnicamente em relação à gravação e edição quanto em relação à mensagem que deve ser passada.

3 – Pessoal e logística: dependendo do tipo de vídeo a ser produzido, um grande conjunto de equipamentos e pessoas deve ser administrado pela produtora. O transporte deve ser feito de maneira adequada, segura e com os menores custos e prazos possíveis. As pessoas são determinantes para o sucesso de um projeto, já que são elas que carregam todo o conhecimento e a mão-de-obra para fazer tudo acontecer, então cuidar deles é tão estratégico quanto humano.

4 – Sugestão de casting/atores: normalmente, produtoras lidam bastante com vídeos em que atores são necessários, logo, possuem contatos e, com o entendimento do roteiro, podem sugerir agências e atores que melhor se encaixam com cada trabalho.

5 – Qualidade de captação: filmar em alta resolução com equipamento profissional, hoje em dia, é mais que uma obrigação para se diferenciar de vídeos gravados em super smartphones e câmeras semi profissionais, mas há outros elementos que fazem a diferença quando o assunto é a percepção de qualidade do cliente final. A direção geral, de fotografia e de arte são fundamentais para causar um impacto positivo na audiência. Não abra mão desses profissionais.

6 – Edição e pós-produção: não é na captação que o trabalho da produtora termina. A correção de cor, inclusão e sincronização dos áudios, os efeitos especiais, os letterings, as vinhetas, tudo isso é feito na edição e na pós-produção. É aqui que o vídeo ganha identidade e quando todos os sentimentos pretendidos com o vídeo tomam forma.

7 – Produzir para vários meios: a TV ainda é muito grande, mas a internet com o Youtube, Facebook, Instagram, Stories e muitas outras redes ocupa cada vez mais espaço e requer formatos diferentes, como vídeos na horizontal (YouTube), vertical (Facebook, Instagram e Stories). Por isso, a produtora deve estar preparada para atender estas diferentes demandas.

8 – Gerenciamento do projeto: alocar bem os custos, atender os prazos com pontualidade e garantir a qualidade da entrega são também obrigações da produtora e deve-se estudar bem esses critérios antes de fazer sua escolha. Prazos e custos são fatores que podem complicar bastante a vida de todos os envolvidos se não forem bem gerenciados, principalmente quando se trata de vídeos.

9 – Feedback constante: em nenhuma das etapas anteriores a produtora trabalha sozinha ou míope. O feedback do cliente é fundamental e fator crítico de sucesso. Seja no roteiro, na escolha dos atores, nos elementos que compõem o cenário, na edição, quanto mais alinhados, menor a chance de ter problemas com o material final do vídeo. Conversa e alinhamento são dois pontos que não devem ser menosprezados em nenhum momento.

10 – Acompanhamento pós-entrega: após o projeto ser entregue, a produtora deve acompanhar os resultados para analisar os pontos positivos e os que podem ser melhorados com a finalidade de otimizar continuamente seus processos e evoluir junto com seus clientes. Claro que ajudar com a divulgação do vídeo em suas redes sociais também é sempre muito bem-vindo!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.