Obras de arte que inspiraram o cinema


A história da arte tem uma relação muito mais profunda com o cinema do que você imagina. Sabia disso?

Você pode até não perceber, mas muitos filmes que você assistiu foram fortemente influenciados pela pintura ou fotografia contemporânea. No audiovisual, quanto mais referências estéticas o profissional tem, mais ele cria repertório para pensar em novos ângulos, enquadramentos, fotografia e até mesmo na direção de arte do projeto. Para alguns especialistas, é a arte se renovando. Outros mais conservadores acusam os diretores e diretores de fotografia de simplesmente copiarem as obras.

Diego Octávio, diretor da 8 Milímetros, é um apaixonado por história da arte e contou um pouco nesse vídeo sobre alguns filmes famosos que foram inspirados em obras de pintura ou fotografia.

Quer saber mais? Confira também no texto abaixo:

1) “O nascimento de Vênus” x “As Aventuras do Barão de Münchausen”

O famoso quadro “O Nascimento de Vênus” é uma obra do pintor italiano Sandro Botticelli, datado de 1846. Com temática mitológica e fortemente influenciada pelas esculturas gregas, a obra foi uma encomenda de Lorenzo di Pierfrancesco, um político italiano que queria enfeitar sua casa, a Villa Medicea di Castello.

Já o filme “As Aventuras do Barão de Münchausen” é um drama fantasioso de 1988, escrito e dirigido por Terry Gilliam. O filme chegou a ser indicado como melhor direção de arte e melhores efeitos visuais.

2) “Relativity”  x “A Origem”

O artista gráfico M. C. Escher é sem dúvidas um expoente quando falamos de ilusões de ótica. Suas gravuras, geralmente construções impossíveis e tendendo à exploração do infinito são passíveis de admiração por horas.

Não à toa, esse devaneio visual, especialmente na obra “Relativity”, foi uma das inspirações para o filme “A Origem”, de Christopher Nolan, repleta de cenas fascinantes que desafiam a realidade.  

“Relativity” (esquerda); e cena do filme “A Origem”(direita).

3)  “La Redención de Breda”  x “Alatriste” 

O filme “Alatriste”, de Agustín Díaz Yanes, é baseado na história do personagem principal de um romance intitulado “As aventuras do capitão Alatriste”. É o segundo filme mais caro já produzido pela Espanha, com enorme bilheteria.  

“La Redención de Breda” (esquerda); cena do filme “Alatriste” (direita)

Tanto no filme quanto no quadro “La Redención de Breda”, de Velázquez, estão no centro Ambrogio Spinola, comandante das tropas espanholas, e o vencido, Justino de Nassau, que lhe entrega a chave da cidade. Justino de Nassau aparece com as chaves de Breda na mão, e faz menção a se ajoelhar, mas é impedido pelo seu adversário, que coloca uma mão sobre seu ombro para evitar que se humilhe. É, assim, uma ruptura com a tradicional representação do herói militar, que costumava aparecer erguido sobre o derrotado, humilhando-o.

4) “A casa ao largo da ferrovia” x “Psicose”

“A casa ao largo da ferrovia” (esquerda); cena do filme “Psicose” (direita)

Hopper foi um pintor norte-americano que representou com realismo a solidão na contemporaneidade. A obra “A casa ao largo da ferrovia”de 1926, que representa uma mansão isolada, foi inspiração para a casa dos Bates em “Psicose”, do icônico Alfred Hitchcock. Nesse caso, a ideia veio da dupla de diretores de arte, Joseph Hurley e Robert Clatworthy, que buscavam uma referência com ar de mistério e solidão.

5) “Jutta” x “Lost in translation”

Já na primeira cena de “Lost in translation”, de Sofia Coppola, é possível identificar a clara referência à pintura chamada “Jutta”, do artista americano John Kacere, de 1973. O filme de 2003 conta a situação melancólica de Bob Harris, um ator de meia-idade que se encontra em Tóquio para realizar sessões fotográficas publicitárias. No hotel, conhece Charlotte, a jovem esposa de um fotógrafo que se encontra sozinha na cidade.

 

Se quiser conferir mais referências da arte no cinema e na televisão, dê uma olhada nesse link, que lista os diversos filmes e séries de TV que utilizaram da pintura de Leonardo da Vinci para composição de suas cenas.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.