O segrego por trás dos comerciais mais assistidos do YouTube


O que faz um anúncio em vídeo ganhar milhões de visualizações?

Bom, se existisse uma resposta certeira estava todo mundo rico hoje em dia rs.

Apesar de não haver uma receita de bolo que garanta o sucesso de um vídeo, alguns cases podem servir como referência na hora de criar seu próprio anúncio.

O Ads Leaderboard do YouTube é uma lista anual dos anúncios em vídeo mais assistidos do ano. Em um mundo de conteúdo ilimitado, se milhões de pessoas pararam para assistir a esses anúncios, pode ser útil analisar o que deu tão certo nas suas estratégia.

Analisamos dois cases de sucesso extraídas do último Ads Leaderboard para servir de inspiração e anotar as dicas do que deu certo:

Fique de olho nas tendências de exibição do YouTube

Para o especial do 20º aniversário de “Harry Potter”, a HBO Max queria atingir dois públicos distintos: os fãs obstinados da saga ansiosos para serem reintroduzidos na magia da série e uma nova geração de espectadores mais jovens que ainda não haviam mergulhado na história.

Para atrair os dois grupos, o HBO Max se apoiou em uma tendência poderosa: as pessoas gostam de nostalgia. Com essa tendência em mente, a marca criou um anúncio em vídeo para oferecer aos espectadores uma experiência retrospectiva emocionante e cheia de memórias de “Harry Potter”, exibindo os momentos memoráveis do elenco.

A HBO Max usou o YouTube para potencializar a campanha. Como explica JP Mallo, vice-presidente de marketing da HBO Max Originals, “o YouTube geralmente é nosso indicador inicial quando lançamos recursos de marketing iniciais sobre como nosso público está engajado, quais sentimentos estamos vendo e o que – se houver – eles estão respondendo em termos de temas de conteúdo.”

O YouTube provou ser o lar ideal para os anúncios da HBO Max, já que pessoas de todas as idades gravitam para a plataforma em busca de conteúdo nostálgico. De acordo com uma pesquisa da Ipsos de 2022, 80% da Geração Z relataram que assistem ao YouTube para se sentirem nostálgicos. A campanha foi lançada em meados de novembro com anúncios bumper, além de anúncios in-stream não puláveis e puláveis para gerar reconhecimento e consideração. No final, a abordagem gerou um aumento de reconhecimento de 12,7% – notável para uma marca com alto reconhecimento – e alcançou 49 milhões de usuários únicos.

O YouTube provou ser o lar ideal para os anúncios da HBO Max, já que pessoas de todas as idades visitam a plataforma em busca de conteúdo nostálgico. De acordo com uma pesquisa da Ipsos de 2022, 80% da Geração Z relataram que assistem ao YouTube para se sentirem nostálgicos.

Crie anúncios adequados às telas dos espectadores

A WE, a principal empresa de telecomunicações do Egito, precisava de uma campanha publicitária que pudesse se destacar em meio à movimentada temporada do Ramadã. Para isso, criou estratégias de vídeos que ajudariam os espectadores a entender as tendências do Ramadã.

Como a mensagem da WE precisava atrair espectadores de várias gerações, a equipe determinou que “a campanha deveria incluir uma mistura diversificada de anúncios”, diz Eslam Nassar, chefe de marketing digital da marca. “É por isso que recorremos ao YouTube para contar uma história criativa e atraente em formatos de anúncio e telas.”

O plano foi adotar uma estratégia de vídeo de funil completo com uma combinação única de anúncios curtos e longos. Para os espectadores na fase de conscientização, por exemplo, o foco foram os anúncios bumper de 6 segundos para atrair a atenção do público e começar a fazer barulho.

Em seguida, para envolver ainda mais o público do funil intermediário e inferior, a aposta foi um vídeo in-stream completo. Este anúncio foi desenvolvido para ser assistido em vários dispositivos, da TV ao celular. Para garantir que esse anúncio de formato longo pudesse imergir totalmente as pessoas na abordagem exclusiva da marca para contar histórias, a equipe contou com os quatro princípios orientadores do YouTube para anúncios em vídeo eficazes na plataforma, os ABCDs – abreviação de atenção, branding, conexão e direção.

Para chamar rapidamente a atenção e se conectar com os espectadores, o vídeo começou com uma faixa musical cativante. Para aprofundar essa conexão, com espectadores multigeracionais, o vídeo comparou e contrastou as tradições do Ramadã ao longo dos tempos. Por fim, o vídeo orientava as pessoas a se inscreverem nos serviços da WE para que pudessem manter contato com a família.

Essa estratégia multiformato provou ser um sucesso. Nas primeiras 24 horas, o vídeo de formato longo ultrapassou 1 milhão de visualizações. Além disso, sua taxa de conclusão superou o vídeo do Ramadã de 2021 da marca em 204%, bem como a média do mercado para taxa de conclusão em 47%. Por fim, a campanha alcançou 79% da população do YouTube no Egito.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *