O que são lentes anamórficas e qual a diferença para as esféricas?


Lentes esféricas são as lentes tradicionais, que estão no cinema desde os primórdios. Elas projetam imagens no sensor sem afetar o aspect ratio, e são divididas em dois tipos: lentes primárias e lente de zoom.

Já as lentes anamórficas são relativamente novas, e projetam uma versão compactada da imagem. Por isso, exigem alongamento na pós-produção ou no projetor para serem exibidas adequadamente para o público. O objetivo dessas lentes é proporcionar que imagens wide possam utilizar todos os frames de um 35mm sem que precise ser cortada. Além disso, as lentes anamórficas melhoram a qualidade da imagem elevando a resolução vertical e diminuindo o granulado.

Outro ponto crucial na diferença entre as duas lentes é o bokeh. As lentes esféricas produzem elementos circulares fora de foco. As lentes anamórficas têm um bokeh oval que também afetará a aparência dos reflexos das lentes. Quando se trata de nitidez de imagem, as lentes esféricas são melhores, enquanto as anamórficas terão uma aparência mais suave nas bordas.

Anunciada lente anamórfica acessível SIRUI 50mm f/1.8 1.33x - APS-C
lente anamórfica SIRUI 50mm f/1.8 1.33x

Isso também afeta a o aspect ratio. Nas lentes esféricas tradicionais, o aspect ratio é mais quadrado, como 1,33: 1 e 1,85: 1. Já as lentes anamórficas produzem uma proporção mais ampla, como 2,35: 1 ou 2,39: 1.

Mas afinal, como escolher a melhor opção?

Não existe uma resposta definitiva, depende muito de qual o objetivo do filme, o tom e sentimento que você quer transmitir. A dica é assistir diferentes produções com diferentes tipos de lentes e entender qual vai fazer mais sentido para o seu caso!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.