O que não dizer para os atores no set de filmagem


Um dos mais importantes desafios dos diretores de cinema e audiovisual, em geral, é saber extrair dos atores aquilo que ele precisa.

Parte do trabalho envolve aprender o processo de cada ator – já que cada ator é diferente, alguns podem odiar uma determinada coisa, enquanto outros se beneficiarão com isso.

Conversar com o elenco antes de entrar no set é fundamental para que todos fiquem na mesma página e entender o que os motiva. Ao final de cada diária, vale bater um papo para ver o que funcionou e o que não deu certo. A partir daí, é um trabalho constante de ajustes na abordagem e estratégias por parte do diretor. Confira algumas dicas que podem ajudar diretores iniciantes a trabalharem com os atores da melhor maneira para criar uma atmosfera leve e os resultados pretendidos.

Não dizer nada

Um das piores coisas que você pode fazer em relação aos atores é não dizer nada. Feedbacks são importantes para o ator saber se está no caminho certo ou se precisa ajustar a rota. Não falar nada pode deixar o profissional inseguro, tornando mais difícil executar o trabalho bem feito.

Feedback vago

Não adianta, porém, dar feedbacks vagos e genéricos só para dizer que fez sua parte. Mesmo que você realmente não tenha certeza do que está achando da atuação, se o caminho está certo, abra o jogo com os atores. Traga-os para perto e eles podem te ajudar a definir por onde ir. Isso é muito mais eficiente do que ser abstrato ou até enigmático demais, pois eles podem perder a confiança no que você está dizendo.

Crítica não construtiva

A falta de empatia em relação à posição do ator é um grande problema para muitos novos diretores. Sem uma boa compreensão de como é estar sob os holofotes, na frente da lente e observado por uma equipe inteira, você pode tornar o trabalho do elenco mais difícil.

Uma atitude ruim do diretor vai se espalhar para todo o elenco e tornar a vida do set miserável. O tom do set começa de cima, fortemente construído pelo diretor e elenco principal. Comece com o pé direito, reservando um tempo para criar uma atmosfera em que todos se sintam seguros para fazer seu melhor trabalho.


Leituras do personagem

A menos que o ator peça, nunca tente impor a sua atuação ao seu ator. Ele está ali para incorporar papel, torná-lo seu e trazer sua voz para ele, e essa missão fica mais difícil se o diretor ficar tentada dar seu próprio tom. Claro, como sempre, há exceções, mas seja muito cauteloso e certifique-se de que é o que o ator deseja.
Seja um bom líder

Para realmente ser um bom líder, você deve criar uma atmosfera segura para que todos possam prosperar. Seu trabalho é garantir que você tenha construído um ambiente onde cada elenco e equipe se sinta ouvido, visto e capaz de fazer o seu melhor. Se você não souber fazer isso, será um campo de batalha todos os dias.

Seja objetivo

Notas subjetivas que podem ser interpretadas de forma diferente dependendo de quem as lê. Mais uma vez, você pode perder a confiança do elenco e deixá-los inseguros sobre o que é para ser feito. Em vez disso, dê aos atores algo para brincar, como uma ação ou objetivo. Não diga o resultado final que se espera, mas dê algo que eles possam usar para chegar lá por meio de seu próprio processo. Com certeza o resultado vai focar muito mais interessante.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *