O que faz um colorista?


Com o desenvolvimento da tecnologia e a criação das câmeras digitais, surgiu no mercado uma necessidade de ter profissionais que possam ajustar e equilibrar a aparência das imagens em vídeos digitais, uma vez que cada equipamento pode produzir resultados diferentes.

Esse papel é do colorista, que visa adequar as informações de exposição (luminância) e cor (crominância), dividido em dois aspectos principais: correção de cores e gradação de cores (color grading).

Correção de cores

A correção de cores é a primeira tarefa do colorista quando ele recebe as imagens. Esse processo ajuda a garantir que os takes em uma cena correspondam em termos de exposição e cor. Isso porque podem existir diferenças visuais entre uma cena no plano amplo, no plano médio ou no close-up, por exemplo. Além disso, uma mesma cena pode ser filmada em dias e horários diferentes, o que pode interferir na aparência final de cada take, especialmente se for feito uso de luz natural, que varia muito a cada momento. Quando os takes são colocados juntos na edição, essas diferenças de cor e exposição podem confundir e distrair o telespectador.

Geralmente, o colorista começa a trabalhar em uma cena corrigindo os problemas de exposição e cor em um take mais amplo. Depois, é feito os ajustes nos demais tales para ficarem com a mesma aparência do primeiro. No final deste processo, todas os takes dentro da cena estarão com a exposição neutras. A partir daí, a cena está pronta para ser feito color grading.

Gradação de cores (color grading)

A gradação de cores é a manipulação da cor em uma cena por motivos artísticos ou estilísticos. O uso criativo da cor pode ter um efeito dramático no clima de uma cena e nas emoções do público. Os coloristas precisam ter uma forte compreensão da teoria das cores e do impacto do uso de esquemas de cores complementares na gradação de cores.

Algumas das paletas mais usadas na gradação de cores são azul-petróleo e laranja, já que os tons de pele se enquadram na parte laranja do espectro de cores. Azul e laranja são cores complementares porque ficam em frente uma da outra na roda de cores. Os coloristas aumentam as cores laranja nos realces e aumentam as cores azul-petróleo para as sombras. A técnica adiciona profundidade à imagem aumentando o contraste de cores entre o objeto e o fundo.

What is color grading and its different styles in film? | Clipchamp Glossary

A gradação de cores também pode ser usada para fins mais práticos, como colorir uma cena filmada durante o dia para parecer que a ação ocorreu à noite.

Uma vez que tenham feito a gradação de cor, os coloristas garantirão que o arquivo de vídeo renderizado final cumpra os limites de níveis de luminância e crominância de acordo com os padrões relevantes para cinema ou televisão. Dependendo do nível de efeitos visuais, um colorista pode levar de três a seis semanas para fazer o color grading de um longa-metragem.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.