Há questões técnicas e de conteúdo que consideramos essenciais para um vídeo de qualidade.
A pergunta pode até parecer subjetiva em um primeiro momento. Mas, tirando a parte temática, que é algo pessoal, é muito fácil classificar um bom vídeo. E não precisa ter muitos atributos. Como pontos chave, um bom vídeo precisa ter qualidade técnica e um conteúdo assertivo.
Técnica
A técnica está diretamente ligada com a qualidade. Para exemplificar, dividiremos a parte técnica em três partes: áudio, vídeo e edição.
1 – Áudio
O maior erro da maioria dos vídeos é uma captação de áudio ruim. Um bom áudio não pode ter ruídos, reverberação (eco), nem variação de volume. A pós-produção de som deve ser utilizada apenas para ajustes e detalhes.
Lembram-se da experiência realizada pela Dolby? A empresa convidou pessoas a assistirem e dar nota para um filme, e a cada sessão a qualidade do som era reduzida. E o resultado comprovou que quanto menor a qualidade do som, menor era a nota, apesar dos convidados não conseguirem justificar os pontos negativos.
O microfone usado também não pode aparecer na cena. Todo o encanto do seu vídeo causa passará despercebido se o equipamento aparecer por engano na cena. Por isso, nós sempre recomendamos o microfone boom superdirecional (link aqui tem mais dicas de microfones).
2 – Captação
Não existem bons vídeos sem uma boa resolução. Por isso, todas as nossas captações são em 4K. O 4K, ou UltraHD, é uma nova resolução de vídeo quatro vezes melhor, e com quatro vezes mais informações, do que a Full HD. Ea permite trabalhar melhor com o vídeo no momento da edição. Além da maior resolução e qualidade, o filme 4k vai fazer seu investimento durar e trazer lucro por mais tempo, já que um vídeo em Full HD parecerá antigo e ultrapassado em pouco tempo.
Outro item muito importante no momento da captação é a presença de um diretor de fotografia. Ele irá escolher a melhor iluminação, lentes e o melhor enquadramento, o que fará muita (muita!) diferença. Confere um pouquinho aqui.
3 – Edição
A edição é responsável por dar ritmo aos sons captados e à imagens filmadas, atraindo instigando e passando a emoção necessária da cena. É o momento em que serão realizados os ajustes de som, correção da cor, escolha correta da trilha sonora e outros elementos que ajudem a transmitir a mensagem.
Conteúdo
O conteúdo, independente de seu tema, precisa ter três pontos fundamentais: atender seus objetivos, conversar com o público alvo e passar a mensagem.
1 – Atender seus objetivos
Antes de se aventurar na produção de um vídeo, é necessário ter muito claro o que você quer conquistar com ele. Pode ser o aumento do conhecimento da marca ou a visibilidade, vender mais, mostrar a qualidade, etc. Mas só com o objetivo definido será possível traçar uma estratégia e verificar qual técnica é a mais adequada. E é importante que toda a equipe tenha conhecimento dele. A cada etapa é preciso de perguntar se o objetivo está sendo atendido.
2 – Conversar com o público alvo
Além do objetivo definido, é importante conhecer o seu público alvo. Cada um consome vídeos de estilos, conteúdos, linguagem, técnicas e estéticas diferentes. E, assim, fica mais fácil de produzir conteúdos assertivos e que agradem.
3 – Passar a mensagem
Tenha sempre claro qual é a mensagem que você quer transmitir. E verifique se todos os componentes – como imagem, cor, trilha, elenco, atuação, cenário, enquadramento, montagem – estão de acordo com ela. Mas, vale sempre conferir se o conjunto não está repetitivo. Cuidado para não escrever flor, falar flor e mostrar a flor. A mensagem mostrada, escrita e falada precisa de complementar e não ser redundante.