Um moodboard nada mais é do que uma coleção visual que ajudem a transmitir uma ideia ou estilo.
Esse recurso pode ser utilizado em diversas situações, como um projeto de design, uma campanha publicitária, um filme ou até mesmo para decorar a sua casa.
A ideia do moodboard é “colocar no mesmo barco” todos que estejam trabalhando no projeto. É conseguir passar a ideia central, o sentimento, a direção para que todo mundo tenha o mesmo entendimento e possa colaborar no mesmo sentido.
Afinal, a interpretação das coisas pode ser muito subjetiva e variar de pessoa para pessoa. Um designer pode entender que um tom mais “dramático” para um projeto significa cores escuras e bastante preto; já outro profissional pode entender ser uma explosão de cores chamativas e excesso de informação. Viu como o resultado final pode ser bastante diferente se não houver um guia visual concreto?
O que colocar no seu moodboard?
Primeiro, depende de qual tipo de projeto você está trabalhando, mas de modo geral, você pode colocar: fontes, fotos, retratos, cores, palavras e qualquer outra informação que julgue ajudar a transmitir o “sentimento” do projeto.
Tenha em mente que é fundamental saber quem é seu público-alvo antes de montar o moodboard. Tudo o que estiver ali deve ser capaz de comunicar com essas audiência estabelecida, por isso cada detalhe é tão importante.
Outro ponto fundamental é a consistência. É preciso que cada pessoa que visualizar o moodboard consiga capturar a essência principal que vai guiar aquele projeto, seja uma época específica, uma paleta de cores ou até mesmo uma emoção.
Por último, coloque o máximo de informações e detalhes possível mas cuidado para não sobrecarregar. Um moodboard muito carregado pode mais atrapalhar o entendimento geral do que ajudar. E claro, tirar algumas referências ao longo da construção é perfeitamente normal, conforme as ideias forem ficando mais concretas e caso perceba que há muitos redundâncias que podem gerar confusão.