O que é Live Commerce e como transformar a experiência de compra do usuário

o que é live commerce

O que é Live Commerce e como transformar a experiência de compra do usuário

Quem aí tem idade suficiente para se lembrar dos comerciais ao vivo que se passavam na televisão nos anos 80, onde era possível ligar e fazer a compra na hora?

Se você achou que isso era coisa do passado, viemos te contar que esse formato é bastante atual – claro, com algumas mudanças 😉 – e pode ser uma oportunidade incrível para ficar de olho para sua marca.

Especialmente depois do início da pandemia, as vendas online deram um salto devido ao fechamento do comércio e restrições de circulação provocadas pela crise sanitária. E, por mais que os recursos dos e-commerces sejam bastante eficientes hoje em dia, o contato mais próximo com o produto que se tem em uma loja física se perdeu, impactando na experiência do usuário.

É aí que entra o live commerce, transmissões ao vivo onde são exibidos produtos, muitas vezes com a participação de influenciadores e celebridades, em que os usuários podem interagir, tirar dúvidas e realizar a compra na hora, via plataforma ou aplicativo. A tendência que explodiu no último ano ao transformar a experiência de compra para usuários e marcas.

Bastante forte na China desde 2016, o país já realizou mais de 10 milhões de live commerce, resultando na venda de 20 milhões de produtos no primeiro semestre de 2020. Segundo o Ministério do Comércio da China, em média, foram 55 mil sessões de streaming e 110 mil itens comercializados por dia. Em 2019, as vendas feitas por live commerce corresponderam a 4,5% das compras online. Um sucesso estrondoso, né?

No gigante asiático, que está bem à frente com esse formato, o usuário faz tudo dentro da mesma plataforma, desde assistir à live, interagir e até concluir a compra. Em 2019, uma transmissão feita através da Taobao Live, a mais famosa plataforma de live commerce do país, e que contava com a presença de Kim Kardashian e da livestreamer Viya, vendeu 15 mil frascos de perfume em alguns minutos.

Live commerce na Taobao Live. Imagem: www.marketingtochina.com

Aqui no Brasil, ainda não existem plataformas que suportam todo o processo da live, inclusive a compra. Porém, algumas das grandes redes estão se aventurando por esse caminho. A Amazon lançou a Amazon Live, que permitiu às marcas criarem sua própria programação. O Facebook também está apostando no desenvolvimento de recursos para live commerce no Facebook Live; enquanto o TikTok está implantando anúncios em vídeo compráveis no feed, que direcionam o tráfego para sua loja no Shopify.

Com muito mais tecnologia do que as vendas ao vivo feitas pela televisão há algumas décadas, a principal vantagem é a via dupla de comunicação que a live commerce proporciona. Com muito mais possibilidade de interação, o streaming de vendas possibilita que o público participe do evento, mande suas perguntas e faça comentários, e as marcas, claro, só tem a ganhar com tanta informação 😉

E você, o que acha do formato live commerce?

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