O que é Free the Bid: mulheres no audiovisual
Se você tem acesso à internet, com certeza está por dentro das discussões sobre a participação da mulher no mercado de trabalho. As palavras de ordem são equidade e oportunidade.
Mesmo em 2019, muito setores do mercado ainda são majoritariamente dominados por homens. E não é por falta de interesse do público feminino em determinadas áreas e, muito menos, incapacidade. É um ciclo vicioso: como são poucas as oportunidade que as mulheres têm de mostrarem seus trabalhos, é difícil conseguir um lugar ao sol para adquirir experiência. E, para entrar no mercado, é exigido experiência. E, assim, esse ciclo se perpetua.
No meio audiovisual, isso também acontece. Para tentar minimizar essas diferenças e criar mais oportunidades para mulheres mostrarem seu trabalho, foi criada, nos Estados Unidos, a Free the Bid, iniciativa que propõe um compromisso às agência de publicidade de incluírem pelo menos uma mulher nos orçamentos feitos com diretores de cena para a produção de comerciais. Além de criar essas oportunidade, a Free the Bid também funciona como um banco de dados e portfólio para as mulheres participantes.
A Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) trouxe essa novidade para o Brasil e os resultados já começaram a aparecer. Em cerca de um ano, 14 agências de publicidade assinaram o compromisso de incluir diretoras de cena em seus orçamentos de produção: Africa, AKQA, BETC/ Havas, Dentsu, Fbiz, F/Nazca, FCB, Isobar, Lov, Mutato, Publicis, R/GA , Tribal, WMcCann e DM9.
Essas agências já fizeram orçamentos com 25 diretoras de cena que fazem parte do Free the Bid no Brasil. O próximo objetivo é aumentar a proporção de cotações em contratos de trabalho (que hoje está em cerca de 28%).
Esperamos que todos os mercados abram cada vez mais espaço para as mulheres mostrarem a que vieram. Um ambiente de trabalho justo e equilibrado traz novas visões e agrega conhecimento para todo mundo.