O que é false color


“False color” é uma das muitas ferramentas que facilitam o trabalho dos operadores de câmera, bem como editores e coloristas que ajustam a imagem na pós-produção. Talvez seja o método mais fácil de entender os valores de luminância em áreas específicas do frame.

A “false color” exibe uma representação gráfica do alcance de brilho em uma imagem. Para fazer isso, ele atribui valores de cor arbitrários a diferentes níveis de luminância no frame da imagem. Além disso, o recurso também pode indicar onde e quando esperar um ruído na imagem. A “false color” pode ajudar a avaliar os níveis de luz de uma maneira mais visual, correspondendo diretamente aos detalhes dentro do frame.

A “false color” compara os valores relativos de luminância dos dados de amostragem em uma escala colorida representando IREs de 0 a 100%. O Institute of Radio Engineers desenvolveu a escala IRE na década de 1950, que mede um sinal eletrônico amplificado para denotar a energia total (em Mv.) de um sinal de vídeo.

A matriz de “false colors” se sobrepõe à imagem de vídeo usando uma variedade de cores de referência para “preencher” áreas da imagem em diferentes IREs. Normalmente, há seis ou mais matizes que mostram a faixa de brilho em todas as partes do frame de vídeo.

Falando sobre os níveis de luminância


Uma cena normal geralmente tem valores de luminância entre 10 e 85 IRE com preto absoluto abaixo de 10% e valores absolutos de branco entre 86 e 96%. À medida que o valor de IRE se aproxima de 100, os detalhes retidos nos pontos destacados da imagem tornam-se cada vez menores.

“Cinza médio” ou 18% de cinza fica entre 48 e 52 IRE. O tom de pele adequado fica entre 42 e 78 IRE, dependendo da refletância. Assim, um bom tom de pele pode parecer roxo brilhante (ou rosa), cinza claro ou verde, respectivamente, de acordo com o gráfico de referência.

Exposição adequada do objeto


Conhecer o intervalo de valores IRE adequado para a pele é fundamental. Em um monitor waveform tradicional, a “linha de carne” está em 55 a 60 IRE. No entanto, a pele branca renderiza melhor em 60 a 70, enquanto a pele marrom pode mostrar melhor em 48 a 52 IRE. Objetos ou cenas mais escuras podem renderizar melhor em 40 a 48 IRE para manter outros valores sob controle, como sombras e detalhes de realce.

Inicialmente, pode ser difícil se acostumar com quais cores representam quais níveis de IRE de 0 a 100%. Usar um monitor de “false colors” e um monitor waveform em conjunto forneceria o melhor entendimento da exposição da imagem.

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