O que é branding e porque deveria ser levado mais a sério

O que é branding

O que é branding e porque deveria ser levado mais a sério

Branding é o processo de construção de marca.

Processo porque não acontece do dia para a noite. Construção porque não depende de um fator único e sim de uma série de ações combinadas e bastante coerentes. Marca porque a ideia é que a ideia do que a sua empresa representa realmente “marque” as pessoas e seja memorável pelo maior tempo possível.

Nos dias recentes, há um embate entre as estratégias de vendas e de branding, como se fossem duas coisas separadas. Esse entendimento, de que branding é feito pelo time de marketing para gastar o dinheiro da empresa, mostra uma clara desconexão entre o que deveria ser branding e como as pessoas entendem o processo de vendas.

Fazer branding passa por diversas etapas, desde definir sua plataforma de marca, com propósito, promessa de marca, atributos, posicionamento até a definição da identidade com cores, logotipo, tom de voz, dentre muitos outros elementos.

Tão importante quanto a definição de cada ponto do branding é a consistência com que passa essas mensagens. Cada pessoa que “toca” a marca de alguma forma, sejam os funcionários, os clientes, os fornecedores, governo, sócios, enfim, todos os stakeholders devem receber a mesma mensagem, que vai ser transmitida desde um “bom dia” até um vídeo publicitário, desde a política de pagamento de forneceres até o programa de responsabilidade ambiental.

Agora, tudo isso é o básico de branding e deveria ser levado mais a sério do que é hoje.

Um ponto fundamental nesse entendimento é que branding deve ter relação direta com vendas. Mesmo falando da camada mais “externa” do branding, como um vídeo nas redes sociais. Um vídeo bem feito, que destaca os diferenciais, como a empresa resolve o problema de seus clientes, ou quais valores ela entrega tem como objetivo único gerar demanda, ou seja, contribuir diretamente e não indiretamente com o time de vendas, ampliar significativamente a receita e não “torrar” dinheiro.

Há um aspecto essencial no branding que tanto algumas agências quanto as próprias empresas tem esquecido que é o elemento financeiro. Branding não é só pra deixar a empresa bonita. É pra gerar receita, é pra gerar desejo de compra. É pra mover percepção e as pessoas.

Hoje, com tecnologia, é possível impactar uma pessoa com um vídeo de branding no YouTube e depois, mesmo que ela nem clique no seu site, re-impactar essa mesma pessoa com uma oferta ou desconto para estimular o consumo direto.

Branding traz lembrança de marca com valor, traz confiança para a marca e, consequentemente, aumenta as taxas de conversão, ou seja, além de gerar demanda, também ajuda nas vendas porque já entrega os clientes “convencidos” da compra e economiza tempo dos vendedores para levar o cliente direto para a venda.

Todo esse processo se traduz em resultados financeiros diretos.

Então, se precisar de uma produtora para realizar seu vídeo vendedor de branding, conta com a gente! 😉

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