Ano novo, novas ideias e estratégias de marketing. Perfeito!
E é claro que, como bom leitor dos nossos textos, você já sabe que os vídeos são uma das melhores ferramentas para alcançar os resultados que sua empresa pretende, sejam eles quais forem.
Mas antes de sair por aí gravando qualquer coisa, confira as três principais dicas de como pensar a produção de vídeos dentro da sua estratégia.
Determine o papel do vídeo na estratégia
Antes de começar a planejar seu orçamento, é importante entender o papel do vídeo em sua estratégia de marketing. Você deve entender que o vídeo não é um elixir mágico que gera tráfego no site três minutos depois de postado. É um conteúdo que precisa ser integrado à sua estratégia geral de marketing assim como qualquer outra.
A realidade é que, como ferramenta de marketing, o vídeo possui um incrível poder de persuasão mas, para isso, ele precisa ser visto. Não basta apenas pensar na história ou no estilo do vídeo que produz. Mesmo a mais incrível produção não vai levar seus resultados a lugar nenhum se você tiver 8 visualizações.
Portanto, pense em onde seus vídeos vão ficar. Certifique-se de que seu vídeo esteja em um local onde as pessoas possam encontrá-lo. Desenvolva campanhas nas redes sociais para direcionar o tráfego para seu vídeo ou e-mails de vendas que induzam os leitores a assistir. Você também deve tomar medidas para direcionar o tráfego orgânico pensando nos títulos certos, descrições focadas em SEO e miniaturas interessantes.
Lembre-se, a chave para um vídeo de sucesso é uma estratégia de campanha que identifique onde os vídeos estão; como seu público os encontrará; e o que você quer que eles façam.
Identifique a oportunidade
Ao planejar seus orçamentos para o ano, pense nos problemas que sua empresa está tentando resolver. Talvez você esteja tentando aumentar o número de membros de sua associação ou gerar mais contratos para sua empresa de serviços, por exemplo. Seja qual for o objetivo, tente definir um número-alvo que você está tentando alcançar.
Para te ajudar nessa etapa, tente pensar sobre estas questões:
Quais tarefas ou perguntas sua equipe gasta mais tempo abordando, mas não necessariamente ajudam sua equipe a atingir seu objetivo?
Tente criar vídeos que ajudem a economizar tempo de responder às perguntas do seu público, explicar uma função do produto, informar seu público sobre novas políticas ou tendências ou até mesmo treinar sua equipe. Há também a oportunidade para inconsistências. A maneira como você responde a uma pergunta pode ser perfeita, mas também pode ser diferente de outra pessoa da sua equipe. A produção de um vídeo permite que sua equipe crie as respostas ideais para as perguntas que seu público possa ter.
O que a concorrência está fazendo?
Visite os sites e perfis sociais dos concorrentes. Preste atenção não apenas no que está gerando visualizações, mas também no engajamento. Quais conteúdo estão gerando respostas? Quais perguntas estão sendo feitas? Há alguma lacuna que você percebe que possa preencher?
Considere a jornada do consumidor
Ao planejar sua estratégia e orçamento de marketing de vídeo, pense na jornada do seu cliente. Lembre-se de que a jornada começa com o conhecimento da marca. Então… eles já ouviram falar de você antes? Marcas como Coca-Cola ou Apple gastaram fortunas para que metade do planeta evocasse uma percepção mental de sua marca ao ouvir seu nome. A menos que você seja um nome familiar para seu público, terá que investir em se apresentar ou reforçar quem você é e o que você representa. O mesmo vale para a introdução de um novo produto, serviço ou oportunidade.
Depois de considerar a posição de sua marca, pense em como seu público encontrará seus vídeos. Seus vídeos estão interrompendo o feed do seus clientes? O que vai engajar seu público? O que fará com que eles parem o que estão fazendo e prestem atenção no que você tem a dizer? Pense em quais tipos de vídeos conseguiram fazer você parar o que está fazendo e prestar atenção. Foi um visual atraente? Uma mensagem interessante? Uma miniatura legal?