Novidades em SEO para ficar de olho


O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia fundamental para tornar seu site bem posicionado na busca orgânica do Google, o que significa que sua marca fica menos dependente das campanhas de tráfego pago.

De tempos em tempos, porém, o Google muda o que é preciso para manter os sites em boas posições nas paginas de pesquisa, e é preciso estar atento para adaptar seu conteúdo às novas regras.

Mas vale fazer uma ressalva. Por mais que sejam traçadas estratégias e aplicadas técnicas para tornar o site bem ranqueado nos motores de busca do Google, o conteúdo não pode ser apenas focado no robô. Faça seu site ser amigável aos usuários, crie conteúdos que são relevantes para sua audiência, faça sua página ser agradável e interessante a quem entra nela.

Agora sim, vamos às principais tendências de SEO para os próximos meses:

Mobile

Como está a navegação do seu site no mobile? O Google vem se dedicando cada vez mais ao público do mobile, já que esse é o tipo de dispositivo que mais gera acessos para muitos sites.

Confira se seu site está realmente responsivo, o tamanho das letras, a facilidade de encontrar informações e selecionar os botões desejados. Muitas vezes, os usuários têm dificuldades em navegar entre as páginas ou clicar em links em sites mobile. Preste atenção a isso.

Pesquisa de voz

Com o aumento das buscas pelo mobile, a pesquisa de voz deve ganhar cada vez mais adeptos, e o seu conteúdo precisa estar preparado para isso.

Investigue quais perguntas os seus usuários estão fazendo e a forma como estão fazendo. Adapte seu conteúdo para que a resposta seja encontrada logo de cara pelos motores do Google. Palavras-chave de long-tail são uma boa dica, pois as pessoas tendem a falar frases mais completas na pesquisa por voz do que quando digitam na barra de busca. 

Por exemplo, na busca por voz a pergunta do usuário poderia ser “qual o melhor restaurante vegetariano no bairro de Pinheiros”, enquanto que a pesquisa digitada seria mais breve, como “restaurante vegetariano pinheiros”. Explore as formas como as pessoas tendem a buscar pelo seu produto ou sua empresa e enriqueça seu conteúdo de modo que facilite encontrar essas respostas.

Voice search is the future. Is your business ready for it? |

Google Lens

Assim como as buscas por voz, a procura a partir de imagens também vem crescendo. Nesse caso, a imagem é a própria palavra-chave que o usuário insere ao realizar a pesquisa, por isso é importante trabalhar suas imagens com atenção.

Um estudo constatou que 32,5% das páginas que ranquearam no Google Lens possuem em sua tag de título a palavra-chave correspondente ao rótulo dado a ela pelo Google Vision. Além disso, 33% dos resultados do Google Lens são imagens que aparecem no topo destas páginas — mais especificamente, dentro dos primeiros 25% da página.

Vídeos

O uso de vídeos que replicam o conteúdo em texto também é uma ferramenta que torna o ranqueamento orgânico mais eficiente, e quanto melhor sua e será cada vez mais importante para os motores de busca. Vídeos facilitam a compreensão do conteúdo, geram maior afinidade com o público

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