Nova tendência no cinema: filmes em preto e branco. Por quê?
Filme em preto e branco nos remete aos grandes clássicos do cinema, numa época onde filmar colorido era simplesmente fora da realidade.
As décadas se passaram, a tecnologia se desenvolveu e, hoje, os filmes são cada vez mais realistas e cheios de efeitos especiais. Porém, uma tendência que pode ser observada em produções do século XXI são os filmes em preto e branco. Falta de opção? muito pelo contrário! Essa escolha coloca na tela elementos que ajudam a contar a história e provocar as emoções e sensações pretendidas no telespectador.
Ficou curioso? Veja 3 motivos pelos quais você pode apostar em um filme em preto e branco.
Fazer uma viagem no tempo diretamente para o cinema clássico
O filme Passing, de Rebecca Hall, é uma adaptação da obra de Neila Larsen de 1929. A história é sobre duas mulheres negras que poderiam ser até vistas como brancas, mas acabaram vivendo em lados opostos em relação aos desafio da questão racial.
A escolha de fazer um filme em preto e branco, além de escolher o formato 4:3, teve um propósito estético e um conceitual. A estética clássica traz um contraponto ao colocar duas mulheres de raça mista como protagonistas, algo que nunca se veria em um filme dos anos 20 nos Estados Unidos. Do ponto de vista conceitual, como o filme aborda o colorismo, o P&B tira todas as cores e coloca tudo em uma mesma escala, deixando a questão mais em evidência ainda.
Dar foco a um personagem
Tirar todas as cores do filme ajuda a tirar parte da distração também, conferindo maior foco ao que se pretende. No caso do filme The Dog Who Wouldn’t Be Quiet, de Ana Katz, que conta uma história surreal de um mundo pós-pandemia, a ideia era colocar toda a atenção no personagem principal, deixar a narrativa mais íntima e sem distrações.
Economizar verba
Pode parece irrelevante, mas um filme colorido acrescenta maior custo e tempo no pós-produção do que um material em preto e branco. Ainda, se cores é mais fácil disfarçar qualquer diferença entre cenários, maquiagem e até figurino. Entre os principais motivos para Amalia Ulman ter escolhido fazer a comédia El Planeta em preto e branco estava o baixo orçamento disponível.