Nanoinfluenciadores: quem são e por que apostar neles

Nanoinfluenciadores: quem são e por que apostar neles

Nanoinfluenciadores: quem são e por que apostar neles

Você já ouviu falar em influenciadores, mas conhece os NANOinfluenciadores?

Os nanoinfluenciadores são aqueles que têm entre 1.000 e 10.000 seguidores nas redes sociais. Apesar do número ser baixo, em comparação aos influencers famosos que acumulam milhões de seguidores, colocar nanoinfluenciadores na sua estratégia de marketing pode trazer inúmeros benefícios para sua marca.

Por terem uma comunidade relativamente pequena, geralmente composta, em parte, por amigos e conhecidos, os nanoinflucneciadores fazem um tipo de marketing que é um velho conhecido por sua eficiência: o boca a boca. Diferente dos grandes influencers, os nano são aquele tipo “gente como a gente”, pessoas reais que estão ali para compartilhar dicas e trocar experiências, e a percepção dos seguidores em relação a eles é muito mais de amizade e proximidade do que de interesses comerciais.

Ainda não se convenceu? Confira 4 motivos para colocar os nanoinfluenciadores na sua estratégia de marketing:

Têm maior engajamento

Ter poucos seguidores não quer dizer apresentar resultados insatisfatórios. Muito pelo contrário. Os nanoinfluenciadores conversam com uma comunidade bem específica e engajada, o famoso “poucos e bons”, como se fosse um grupo de amigos próximos.

Quem segue essas pessoas o fazem porque têm uma grande afinidade e conexão com o conteúdo e estilo de vida do influenciador. Sendo assim, são muito mais participativos e engajados do que o grande número de seguidores dos grandes influencers, que atingem público de diferentes perfis e interesses.How to Get the Most out of Working With Nanoinfluencers

São mais fáceis acessíveis

Os grandes influencers geralmente trabalham com agências de marketing ou possuem uma equipe comercial para atender as demandas de publicidade. Sendo assim, é muito mais difícil chegar até eles. Além disso, são mais disputados entre as grandes marcas e, por conta do alto número de seguidores e visualizações, possuem um mídia kit mais caro.

Já os nanoinfluenciadores são mais acessíveis, disponíveis e custam menos, pois não têm nessa profissão seu principal modo de sobrevivência e também não são as primeiras escolhas dos grandes anunciantes, tendo a agenda mais livre.

São mais maleáveis durante o processo de criação

Geralmente, os nanoinfluenciadores são mais abertos às propostas de conteúdo e estratégia apresentadas pela marca, onde é possível imprimir melhor o DNA do seu negócio. Os grandes influenciadores, por terem maior alcance e, geralmente, agências de publicidade envolvidas, tendem a ser mais seletivos com o tipo de conteúdo.

 

Agora que você já se convenceu, anote algumas dicas para prestar atenção antes de escolher seus nanoinfluenciadores:

  • Perfil dos seguidores: é importante que os seguidores do criador de conteúdo tenha um perfil parecido com o público-alvo do seu negócio.
  • Conteúdo do influenciador: assim como toda estratégia de marketing, a escolha dos canais e veículos de comunicação precisa ser bem estudada. Da mesma maneira que o seu produto ou serviço precisa fazer sentido para o público que acompanha o influencer, o conteúdo que ele geralmente posta também precisa estar em sintonia com os valores da sua marca. Por isso, é importante conhecer o estilo de vida e hábitos de conteúdo do influenciador para entender se conversa com o perfil do seu negócio.
  • Linguagem: a linguagem e o tom da comunicação também precisam ter sentido com o que a sua marca diz e faz, ou pode prejudicar a imagem da sua marca.
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