Mídia em ônibus e metrô
A atenção tem sido o bem mais valioso e não é sem razão. Tudo acelerou muito, tudo cresceu muito. Para vender um produto as pessoas precisam saber que ele existe. E pra saber que existe um dos caminhos é anunciar. Fazer propaganda. Seja na TV, no radio, no digital, que tem se tornado a estrela principal de toda essa história ou as TVs, nos ônibus e metrôs da cidade!
Vale – quase – tudo na guerra pela disputa da audiência de pessoas que podem comprar produtos. E uma alternativa que cresceu muito nos últimos anos foram as TVs “embarcadas”. Surfando na onda das TVs em elevadores, as TVs em ônibus e metrôs tem certas vantagens e características únicas para quem quer atingir muita gente.
Uma das vantagens é que, num ônibus ou num vagão do metrô há poucas opções de distração – claro que os celulares têm roubado bastante desse espaço, mas a regra não vale quando o modal está lotado ou quando as pessoas estão saturadas e só querem um “entretenimento passivo”. Por isso, o vídeo segue outra lógica. Primeiro, deve ser pensado totalmente sem som. Segundo, precisa entregar a mensagem rapidamente. A mensagem precisa ser mais clara e direta que nas demais mídias.
O tempo de exposição também é outra vantagem. O tempo médio de uma viagem é de 45 minutos na capital de São Paulo, considerando somente a ida. Isso aumenta pra 1 hora e 30 minutos de tempo total, o que permite uma grande variedade de mensagens e torna quase impossível que a mensagem seja perdida de alguma forma.
Cada região de uma cidade diz muito sobre o comportamento e tendência de consumo das pessoas. O local de origem e destino ajuda na hora de planejar quem impactar em função de renda, regionalização de lojas, por exemplo, roteiro de passagem do ônibus/metrô, dentre outros.
A concentração e volume de pessoas expostas também é uma vantagem. São quase 4 milhões de pessoas transportadas diariamente pelo metrô de São Paulo para se ter uma ideia. Isso é muita gente com um volume de informações considerável para movimentar resultados para uma marca ou negócio como um todo.
Com todas essas vantagens, é importante pensar e planejar cada detalhe para se extrair o máximo quando se fala de vídeos:
– Vídeos sem som
– Mensagens rápidas e diretas
– Mensagens mais curtas e mais visuais
– Animações funcionam muito bem
– Ampliar a frequência da mensagem para garantir que a mensagem foi entregue
E aí, sua empresa combina com esse tipo de mídia? Que tal bater um papo sobre este tipo de vídeo e aumentar o conhecimento e os resultados da sua marca?