Locar ou comprar equipamentos de vídeo?


É muito comum ficar em dúvida entre locar ou comprar equipamentos. Principalmente quando se trará de um projeto longo e extenso.

A princípio tem-se a ideia de que investimento gasto com locações é um dinheiro jogado fora, já que ao comprar você gasta, mas o bem material permanece com você para próximos projetos. Mas, na ponto do lápis, é possível perceber que nem sempre isso é verdadeiro, principalmente na área de vídeos.

O nosso mercado é muito dinâmico. Todos os anos, novas tecnologias são lançadas e as tecnologias antigas sofrem uma grande desvalorização. Então o equipamento que você comprou hoje, pode valer menos de metade em menos de um ano.

Algumas tecnologias ficam até obsoletas, como é o caso das câmeras que captavam imagens em Full HD. Em pouco tempo, elas estão sendo substituídas pelas versões com captação em 4K. Quem adiquirir uma câmera Full HD nesse momento, além de ver seu equipamento desvalorizar rapidamente, terá que recorrer a locações de câmeras 4K para produzir materiais de boa qualidade.

Comprar equipamentos também te deixa limitado. Já que cada produção terá necessidade específicas de captação, movimentos e ângulos da sua produção. Uma locadora terá inúmeras possibilidades de aparelhos à sua escolha e, pelo mesmo investimento, você pode, a cada projeto trabalhar com a tecnologia mais interessante para atingir os melhores resultados.

Ainda assim, se deseja montar uma pequena estrutura própria, nossa recomendação é começar pelos bens e tecnologias que desvalorizam com menos rapidez. É o caso das lentes, dos equipamentos de luz ou dos microfones.

Para fazer um bom investimento pesquise bem e não tenha pressa. Boas oportunidades às vezes demoram a aparecer.

Se possível, consulte um especialista. Há bons consultores na área de tecnologia de vídeo e certamente poderão te ajudar com aquisições.

Ao levantar valores, inclua também no seu orçamento o custo de cases para guardar e transportar os equipamentos, materiais necessários para a manutenção e seguro dos seus aparelhos.

E o principal não compre nada sem nota fiscal, de origem duvidosa e não acredite em preços e promoções mágicas. Em situações como essas, muitas vezes, o barato sai caro.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.