Lasers podem danificar o sensor da câmera?


É muito comum assistirmos a shows e outros eventos que são verdadeiros espetáculos de luzes coloridas. Os lasers estão em alta para compor o cenário de apresentações pois dão um “up” no visual e na energia, além de ser possível infinitas combinações de cores e movimentos.

Acontece que, apesar de visualmente ser muito bonitos, os lasers podem prejudicas câmeras profissionais e mesmo de celular.

Um laser é um feixe de luz intenso que, quando em contato com o sensor da câmera pode ocasionar manchas e até danificar o equipamento. Isso acontece porque, além da luminosidade, o laser também produz calor. Mas calma que também não é tão fácil disso acontecer. Se o laser tiver certa intensidade e o sensor da câmera ficar em exposição por algum tempo, pode sim danificar o aparelho, por isso é bom tomar cuidado ao filmar e fotografar ambientes com muitos lasers.

“Em ambientes externos ou internos, quando há uma fonte de luz extremamente forte, existe a possibilidade de danos ao sensor da câmera do smartphone”, disse a Xiaomi, fabricante de smartphones chinesa. Já a HMD disse que “a recomendação é não expor as lentes a esse tipo de iluminação. Elas produzem feixes de luz concentrada, que podem aquecer superfícies sensíveis e danificar os sensores”.

Ah, e vale lembrar que danos podem acontecer mesmo com a câmera desligada se a lente não estiver com a proteção devidamente colocada, ok?

Quer saber mais? Confira uma entrevista que nosso Diretor, Diego Octávio, concedeu à Band, em 2022. Na época, viralizou uma postagem de um fã do Alok mostrando que seu celular havia sido danificado pelos lasers utilizados no show do DJ.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *