Jogos teatrais e atuação em Avatar


Você certamente já viu algumas das imagens de making of do filme Avatar, onde os atores utilizam diversos equipamentos fixados ao corpo, e atuam sem qualquer cenário ou referência do que está acontecendo a sua volta, né?

Atuar é a imagem em ação, ou seja, é usar a sua imaginação para contribuir com uma narrativa de um autor. Mas, se atuar com toda uma atmosfera de elementos cênicos é difícil, imagina interpretar cheio de equipamentos de captação de expressão e sem uma caracterização ou cenário pode ser ainda mais desafiador.

Um trabalho como este exige um nível extremo de concentração de seus atores, que precisam ignorar a camada da realidade a sua frente com colegas cheios de pontinhos no rosto, para enxergarem a personagem e o cenário que contracenam. A pós-produção em Avatar realiza um excelente trabalho com a computação gráfica, mas todo o esplendor do filme não aconteceria se seu elenco não brilhasse tanto e estivesse extremamente preparado tecnicamente para a atuação.

Avatar 2: foto revela novo personagem, Spider - POPline
Making of Avatar & Avatar 2: Behind-the-Scenes of James Cameron's Epic

James Cameron é um dos grandes nomes da direção cinematográfica e quem atua sob seu comando já espera por desafios, como atuar embaixo d’água. As belíssimas cenas submarinas com o clã Metkayina exigiu dos atores meses de preparação para atingirem o tempo máximo sem respirar. Kate Winslet, que interpreta a personagem Ronal, alcançou a incrível marca de ficar 7min e 15 segundos sem respirar debaixo d’água.

Para conseguir esse feito, Winslet e os demais atores foram acompanhados pelo instrutor de mergulho livre Chris Denison. O mergulho livre é essencialmente a prática de prender a respiração ao mergulhar debaixo d’água sem o uso de qualquer outro equipamento respiratório, como um cilindro.

Avatar 2, detalii de culise: cum l-a impresionat Kate Winslet pe James  Cameron
Kate Winslet em filmagem de “Avatar: O Caminho da Água”

Além dessa preparação específica, o uso de jogos teatrais é super comum para ajudar os atores a se prepararem. Andar ocupando o espaço, lançar bolas imaginárias, transformar objetos em outro e tantas outras atividades que podem parecer um tanto malucas se vistas de fora, são potentes ferramentas para o alcance dessa atmosfera cênica vivenciada pelo elenco de Avatar.

Avatar evidencia o papel criador do ator/da atriz e a valorização de um diretor que opta, mesmo com tantos graus de dificuldade, em fazer um filme fantástico como este com atores de verdade. O resultado desta verdadeira imersão do elenco na obra é impressionante e claro digna de Oscar.

“O que nos interessa”, observa o escritor/diretor James Cameron, “é a totalidade da performance. O ator cria a emoção, o ator cria o momento.”

Você também pode fazer uso de jogos teatrais para preparar sua equipe para uma dinâmica, por exemplo. Confira três ideias de jogos bastante utilizados pelo atores.

  • Três mudanças: divida o grupo em pares. Os parceiros se observam cuidadosamente, notando a roupa, o cabelo, os acessórios e etc. Então, as duplas viram de costas um para o outro e cada um faz três mudanças na sua aparência física, que podem ser no penteado, algum detalhe da roupa. Depois, os parceiros voltam a se olhar e tentam identificar as mudanças que o outro fez.
  • Espelho: divida o grupo em duplas. Um jogador fica de frente para o outro. Um reflete todos os movimentos iniciados pelo outro, dos pés à cabeça, incluindo expressões faciais. Após algum tempo, inverta as posições.
  • Continuação de movimento: os jogadores formam um círculo. Um jogador inicia um movimento, e todos os demais devem ficar parados. Quando o primeiro interromper seu movimento, deve ficar “congelado”, pronto para continuar a fluência de seu movimento quando voltar a ser sua vez, e então outro participante inicia outro tipo de movimento e assim sucessivamente, até que retorne ao primeiro que deve voltar a se movimentar exatamente como antes.
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.