Ethan e Joel Coen carregam um currículo recheado de filmes que fizeram história. Conhecidos como “irmãos Coen”, os diretores, nascidos em 1957 e 1954, respectivamente, estão por trás de sucessos como “Fargo” (1996) a “Onde os Fracos Não Tem Vez” (2007).
Basta dar uma breve analisada em sua filmografia para perceber que a dupla sabe contar uma boa história como ninguém. Seus personagens parece que saem da tela para o mundo real, os diálogos prendem a atenção de quem assiste e o roteiro entrega o que a audiência quer ver, sempre de uma forma instigante e surpreendente.
Para se inspirar no expertise desses dois diretores, listamos 8 dicas dos irmãos Coen para criar um bom roteiro. Anote aí:
Não fique preso à estrutura
Bem, o cinema já existe há um século, então com certeza você já assistiu a muitos filmes. No fim das contas, você sabe como fazer.
Ter uma estrutura para montar seu roteiro é excelente, mas não deixe que isso trave seu processo criativo. Confie no seu instinto, deixe as ideias fluírem e faça como você acredita que deve ser feito.
Não se apegue aos personagens em detrimento da realidade da história
Se você se propõe a falar sobre o mundo real, não se apegue aos grandes personagens ou atores famosos. Se for preciso matá-los para a história ser mais verossímil e impactar a audiência, faça isso.
Adapte a realidade
Muitas vezes, a realidade pode ser ainda mais interessante que a ficção. Basta olhar para o lado e ver que podem acontecer coisas bem malucas na vida real. Pegue essas histórias e crie seus personagens para caberem nelas.
Não coloque violência gratuita
A violência, ou qualquer outro artifício que você for colocar no filme, tem que ter um propósito. Inserir a violência sem que seja realmente importante para a construção da história apenas para parecer mais legal pode afundar o seu filme.
Não tente criar um estilo próprio só por ter
Procure encontrar a linguagem e formato ideal para cada projeto ao invés de, forçadamente, querer criar uma assinatura própria. Com o tempo, seu estilo vai aparecer naturalmente.
Crie um personagem pensando no ator que você gostaria que o interpretasse
Imagine esse ator ou atriz dizendo as falas daquele personagem e reagindo a determinadas situações, mesmo que, no final, não seja esse profissional que vá interpretá-lo. Então, escreve a história a partir dele. Isso vai trazer o personagem mais para a realidade e te ajudar a ter clareza de ideias para escrever palavras e frases.
Tenha o filme completo na cabeça antes mesmo de começar a gravar
Pense no roteiro, na história, nos personagens. Imagine as cenas, a iluminação e os movimentos de câmera. Monte todo o filme na sua mente, depois o escreve e, então, você estará pronto para filmar de verdade.
Deixe o público tirar suas próprias conclusões
Concentre seu roteiro na história, porque quanto mais você contar uma história que atraia as pessoas, mais as pessoas vão conseguir extrair algo para a vida delas. Um bom roteiro é onde as pessoas conseguem ver um pouco delas mesmas na história. Certifique-se de compartilhar o suficiente para que as pessoas se sintam atraídas.