Quando se fala em como pode ser importante trabalhar com influenciadores digitais na sua estratégia de marketing, muitas pequenas e médias empresas descartam logo a ideia por considerarem algo caro e inacessível.
Ok, quando pensamos nos grandes influencers, com milhões de seguidores e números de visualizações estratosféricos, pode até ser. Porém, existe todo um outro universo de criadores de conteúdo que podem ser o “fit” perfeito entre investimento e retorno – e muito mais acessível.
De acordo com um estudo da RealEyes, marcas que trabalharam com criadores com cerca de 540 mil seguidores no TikTok performaram melhor quando comparadas a influenciadores com mais de 50 milhões de seguidores.
Os chamados influenciadores médios são um nicho dentro do mercado de criadores de conteúdo que podem ser tanto ou mais interessante dentro da sua estratégia de marketing do que os gigantes. Afinal, nem tudo são números, não é mesmo?
Qualidade não se mede por quantidade
O alcance não é a única (e, talvez, nem a principal) métrica para se levar em consideração ao realização uma divulgação com influenciadores. Apesar de ser excitante ver números enormes de visualizações, uma grande quantidade de seguidores não necessariamente, significa alto engajamento e maior conversão em vendas.
Confiança
O consumidor não vai comprar de uma marca que ele não confia e que não esteja alinhada aos seus ideais. Por isso, é fundamental escolher influenciadores que também compartilham desse mesmo propósito, ou o público não vai criar identificação com a marca.
Os influenciadores médios já tem construída uma base sólida de credibilidade com seus seguidores, então é natural que o público confie nas marcas e produtos que eles indicam.
Maior afinidade com o público-alvo
Os grandes influenciadores abarcam números expressivos de seguidores, porém com perfis completamente diferentes. É muito mais difícil atingir o seu público específico dentro de milhões e milhões de seguidores.
Já o influenciador médio tem uma relação mais próxima com seus seguidores, pois é mais fácil interagir com um número menor de pessoas, criando uma relação de maior proximidade e intimidade. Assim, é mais fácil falar com seu público por meio de um influenciador de nicho, do que num mar de seguidores.