Inbound Marketing para Indústrias
O que é e como tirar o melhor proveito da estratégia de Inbound Marketing
Antes do surgimento da internet a publicidade era dirigida ao maior número de pessoas possível, sem que elas pudessem optar por receber aquele conteúdo. Também era muito mais difícil e caro medir os resultados das campanhas – e nunca de forma tão precisa. Mas os tempos são outros e a forma de chegar até o cliente, também.
O Inbound Marketing tem como estratégia atrair o cliente ou potencial cliente para consumir o conteúdo gerado pela sua empresa. Mas veja bem: atrair o público é diferente de interromper e empurrar um assunto que ele não tem interesse no momento. Essa é a grande diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing, que nada mais é do que o marketing tradicional ao qual estamos acostumados.
Afinal, o que é e como o Inbound Marketing pode ser bem aproveitado para indústrias?
O caminho que as ações de Inbound percorrem é bastante simples, porém eficiente: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Vamos a cada uma delas:
1. Atrair
Como mencionamos acima, a intenção aqui é gerar conteúdo de qualidade para que seu público-alvo sinta interesse em consumi-lo. Esse é o coração do Inbound Marketing, pois é aí que você conquista a confiança do potencial cliente e ganha sua atenção por completo. Afinal, ele escolheu parar para ver o que sua empresa tem a dizer.
Para atrair e gerar essa relação de intimidade, blogs recheados de textos úteis e informativos, campanhas de links patrocinados assertivas, páginas otimizadas com foco em SEO e ações criativas em redes sociais, com direito a vídeos de conteúdo rico e cativante e posts de engajamento são alguns dos exemplos de como o marketing digital pode ser trabalhado em conjunto para a missão do Inbound Marketing ser realizada com sucesso.
2. Converter
Agora que seu cliente já demonstrou interesse no conteúdo e confia no que você está dizendo, é preciso que ele se transforme em uma conversão. Assim, você abre um canal para se relacionar com ele e, depois, vender. A conversão pode ser o cadastro de um e-mail para receber newsletters semanais, o download de um áudio-book, o preenchimento de um formulário de contato no site, solicitação de um orçamento via landing-page, clique em botões ou links específicos, etc. Tudo depende da estratégia por trás dessas conversões e de como sua empresa pretende trabalhar esses leads nas próximas duas fases.
3. Relacionar
O terceiro passo exige atenção e cuidado. É agora que sua empresa precisa entender em qual momento de compra seus clientes estão para não ser agressivo na venda no momento errado e nem perder o timing e deixar a oportunidade passar. Esse momento é chamado de “nutrir o lead“. Cada lead será trabalhado com conteúdo rico e interessante para que ele chegue ao carrinho de compras, respeitando seu momento.
4. Vender
Todas as suas ações até agora têm como objetivo o quarto ponto do processo: vender. Manter uma equipe de vendas antenada no momento em que cada potencial cliente está no funil de compras para oferecer o que ele está pronto para receber é fundamental. Muitas vezes, a conclusão da compra é feita no próprio site e pouco precisa do contato da equipe de vendas. Porém, quando se exige que o time entre em ação, é preciso ter estratégias bem elaboradas nesse sentido.
5. Analisar
Não é só porque o lead efetuou uma compra que o trabalho está encerrado. A última parte do caminho é tão importante quanto a anterior, pois de pouco adianta fazer uma grande estratégia de Inbound Marketing se você não mensurar o resultado e o retorno sobre o investimento (ROI) obtido. Uma das principais ferramentas para isso é o Google Analytics, que fornece, gratuitamente, relatórios completos de todo o caminho que seu cliente percorre dentro da estratégia. Dessa forma, é possível avaliar o que deu ou não certo, quais ações resultaram em uma melhor performance, onde foram alocados os maiores custos e qual retorno financeiro tiveram.