Humor em filmes comerciais


Se você tivesse que pensar rápido, quais são os vídeos publicitários que mais te marcaram?

Existem uma chance bastante alta de alguns desses vídeos que você pensou terem uma pitada de humor.

Todo mundo já teve um professor na escola ou na faculdade que tornava a aula muito mais interessante. Geralmente, esse tipo de professor é mais alto astral e engraçado. Mesmo pequenas pitadas de humor prendem nossa atenção, nos faz lembrar melhor daquilo que foi visto e nos deixa mais dispostos a compartilhar aquela informação. E é isso que o humor faz na publicidade.

Confira porque o humor nos vídeos comerciais fazem sucesso:

Faz os espectadores se lembrarem

Quando você ri, na verdade há um processo físico complicado que envolve muitos músculos e a liberação de endorfinas em seu cérebro. Estes trabalham juntos para fazer você se sentir bem. Rir também reduz os hormônios do estresse, que lhe dão uma sensação geral de bem-estar.

E o que é essa coisa química tem a ver com a publicidade? Ora, tudo. O humor realmente melhora a memória e a lembrança. Um estudo publicado na revista Advances in Physiology Education descobriu que os alunos expostos ao humor durante as palestras retinham mais informações do que aqueles que não eram.

Isso ocorre porque o humor ativa o sistema de recompensa do cérebro, tornando o processo de aprendizado mais agradável e memorável. Na publicidade, propagandas bem-humoradas aumentam a lembrança de marca e, mais do que isso, a lembrança positiva de uma marca.

Aumenta as chances de compartilhamento

O cérebro faz três coisas quando experimenta o humor.

Primeiro, ele percebe que algo na brincadeira ou situação é estranho ou inesperado. Depois, tenta dar sentido a essa estranheza. É quando você sente que “descobriu” a piada. Finalmente, seu cérebro reage com risadas ou diversão.

Na verdade, há uma quarta coisa que também pode acontecer: compartilhar.

Se um anúncio engraçado faz você se sentir bem, é mais provável que você queira compartilhar o sentimento feliz com outra pessoa ou experimentar esse sentimento novamente.

O neurocientista Scott Weems explica em seu livro “Ha! A ciência de quando rimos e por que” que esse humor envolve várias regiões do cérebro, incluindo o córtex pré-frontal, que é responsável pela tomada de decisões e pelo comportamento social.

Já um estudo da Wharton School of Business descobriu que as pessoas têm 30% mais chances de compartilhar conteúdo que as faz sentir algo, como humor, em comparação com conteúdo que não possui nenhum elemento emocional.

Anúncios engraçados desbloqueiam “O efeito humanizador”

A conexão emocional que um anúncio humorístico pode criar é ainda mais profunda do que parece.

Com humor, você torna sua marca mais identificável e simpática. Toda essa “energia para se sentir bem” leva a mais vendas. Isso está associado a três teorias:

Teoria da Identidade Social
A teoria da identidade social sugere que os indivíduos tendem a agrupar a si mesmos e aos outros em diferentes categorias sociais, como idade, gênero e trabalho. Essas categorias ajudam as pessoas a entender quem são e avaliar seu ambiente social.

Quando as marcas usam humor, elas exploram experiências compartilhadas e referências culturais com as quais seu público-alvo pode se relacionar. Esse entendimento compartilhado cria um sentimento de pertencimento e identidade de grupo, tornando a marca mais identificável e humana. Quando isso acontece, o consumidor é levado a ter atitudes positivas em relação à marca e aumentará as intenções de compra.

Teoria do Contágio Emocional
As pessoas inconscientemente copiam e combinam suas emoções com as dos outros, o que causa semelhança emocional. Quando uma marca usa o humor em seu marketing, ela cria sentimentos positivos no público, como felicidade e entretenimento.

Essas emoções são transferidas para a marca, criando uma conexão emocional entre a marca e o comprador. Anúncios engraçados podem produzir sentimentos positivos que melhoram a opinião do comprador sobre a marca e o anúncio. Essa transferência emocional torna a marca mais humana, pois os compradores passam a associá-la às emoções positivas que sentiram ao curtir o conteúdo engraçado.

Auto-revelação e vulnerabilidade
O humor geralmente envolve ser aberto e honesto, o que pode ser arriscado para as marcas porque pode levar a críticas. Ao usar o humor, as marcas podem mostrar que são genuínas e dispostas a correr riscos, qualidades que geralmente são associadas a pessoas e não a empresas.

O humor ajuda a construir confiança, mostrando uma vontade de ser emocionalmente aberto e vulnerável. Quando as marcas usam o humor, elas podem parecer mais autênticas e acessíveis aos consumidores.

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