A Geração X e a internet


A Geração X é composta pelas pessoas nascidas entre a década de 60 e 80, após o baby boom nos Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial. Ainda que as datas não sejam exatas, podemos considerar as pessoas de 35 a 54 anos. Este grupo possui características semelhantes e uma delas foi ter vivido a Revolução Tecnológica.

 

Hoje ela é composta por 56,4 milhões pessoas, representando 27% da população brasileira e é responsável por mais da metade da renda gerada no país. E seu potencial vai além do capital. Dentre as outras gerações, é a que mais consome conteúdos online de notícias e finanças.

 

Em todo o mundo, a Geração X conta com mais de 1,5 bilhões de visualizações diárias no YouTube. E desses vídeos, 75% estão relacionados com eventos passados, como músicas ou ídolos, entretenimento e comerciais.

E ainda, 73% da geração assiste vídeos no YouTube para aprender algo, como consertar algo em sua casa, cozinhar, tecnologia e reparos, arte e até maquiagem e beleza.

Além disso, a Geração X é uma das que mais consome no e-commerce. A idade média dos compradores é 43 anos e 70% de todas as compras online são realizadas por pessoas acima de 35 anos.

 

Apesar de ter um lugar de destaque no consumo, a Geração X não tem a devida atenção que merece, já que grande parte dos estudos enfatizam apenas as novas gerações. É isso que o estudo do Grupo Abril, “O X da Questão”, mostra além de valorizar mais esta geração.

 

 

Se você está pensando (e deveria) em fazer vídeos para a Geração X, aqui vão algumas dicas:

 

Comunique-se diretamente com este público

O que funciona para as gerações mais novas não necessariamente funciona para esta. É preciso que eles percebam que a mensagem é para eles. Estética, símbolos e conceito são imprescindíveis.

 

Representação

Evite generalizações. Pouquíssimas pessoas desta geração se sentem representada em propagandas. Aposte na diversidade, verossimilhança e na individualidade.

 

Multiplataformas

A Geração X é a mais equilibrada entre os meios digitais e não digitais, e são mais receptíveis a novos formatos.

 

Objetividade

Eles preferem anúncios objetivos, focados nas características dos produtos, preço e condições de pagamento.

 

Conteúdo

Eles valorizam o conteúdo, principalmente aqueles que ensinam mais sobre o produto ou categoria. E lembre-se que o interesse maior, para este grupo, está no produto e não nos ideais e causas que uma marca defende.

 

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