Filme de terror: 5 dicas de como assustar seu público


Você já se perguntou como fazer um bom filme de terror?

Porque, naturalmente, não basta apenas uma boa história e bons atores para fazer o filme funcionar. O grande truque do terror é criar os sentimentos e sensações específicos, como medo, dúvida, susto, horror, frio na barriga, ansiedade, expectativa. E, para isso acontecer, é preciso, muitas vezes, “quebrar” algumas regras de filmagem e sair um pouco do que é praticado nas demais categorias.

Abaixo, confira 5 dicas de como assustar a sua audiência:

Sons sub-graves

Sabe aquela sensação de ansiedade ou de calafrios que percorrem o seu corpo quando você assiste a filmes de terror? Pois saiba que eles são causados pelo som!

Pois é. Esse recurso, também conhecido como sons não lineares, são sons de baixa frequência que estão no limite do que um ser humano pode ouvir. O ouvido humano registra melhor sons entre 20 hertz e 20.000 hertz. Filmes de terror adoram reproduzir sons em torno do limite de 20 hertz para aumentar a tensão e a ansiedade do público.

Imagens escondidas

Também chamadas de imagens subliminares, elas são frequentemente usadas em filmes de terror. Sabe quando você não tem certeza se viu a imagem que acha que viu em um filme, mas só isso já é o suficiente para fazer a espinha gelar? Não é só impressão não, muito provavelmente essa imagem foi exibida propositalmente durante nada mais do que ⅛  de segundo, ajudando a criar a sensação de medo e incerteza.

Excesso de espaço negativo

Se você entende alguma coisa de cinema, talvez conheça a “regra dos terços”, que cria um equilíbrio entre espaços negativos e positivos. Geralmente, a direção para a qual o personagem está olhando tem mai espaço, o que ajuda a criar uma espécie de consciência espacial para o público.

Porém, filmes de terror ignorar completamente essa regra. Às vezes, os diretores colocam o objeto principal no limite da linha do enquadramento e deixam uma quantidade enorme de espaço negativo na tela. Todo esse excesso de espaço cria ansiedade no público, já que esse desequilíbrio visual proporciona certa inquietação emocional.

Falta de espaço negativo

Parece contraditório em relação ao tópico anterior, não? Mas é isso mesmo, ao passo que o excesso de espaço negativo cria ansiedade, a falta dele, como no caso de um close-up no rosto do personagem, faz o espectador acompanhar muito de perto a sua reação de horror. Como num filme onde o monstro finalmente se aproxima do personagem, ao invés da câmera focar no monstro em si, o ênfase fica na reação de medo e terror do personagem, onde a audiência, praticamente, sente o mesmo medo, tamanha a proximidade da cena.

13 Scariest Horror Movie Scenes | Teen Vogue
Cena do filme “Us” (2019)

Voyeurismo

Filmes de terror são brincar com as perspectivas. Uma perspectiva que frequentemente vemos no gênero terror é o observador oculto. A câmera observa o protagonista por trás de um objeto como um arbusto, ou através de uma janela. Essa perspectiva coloca o público na perspectiva desconfortável de saber algo que o protagonista não sabe – ele está sendo observado.

O voyeurismo de assistir a um protagonista também pode separar o público de uma cena. Enquanto os personagens estão em uma sala separada, o público pode apenas assistir enquanto algo terrível está para acontecer.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.