Facebook vai proibir anúncios políticos após as eleições americanas


Facebook vai proibir anúncios políticos após as eleições americanas

As eleições para a presidência dos Estados Unidos, marcadas para 03 de novembro, vem mexendo com os ânimos do mundo inteiro. Além de todas as questões políticas, econômicas e até de saúde pública que envolvem o resultado final, uma outra medida, aparentemente inofensiva, também vai acontecer justamente após a tão aguardada disputa.

O Facebook anunciou que, após as eleições americanas (mas ainda sem uma data específica), vai banir todo e qualquer anúncio relacionado à política na plataforma por tempo indeterminado.

Isso acontece mesmo depois da rede social ter afirmado diversas vezes que não faria nenhuma alteração na política eleitoral da plataforma, mesmo com a pressão que diversos grupos, como os que combatem as fake news, vêm fazendo desde a última disputa eleitoral em 2016.

Facebook bans pages aimed at US election interference - BBC News

A mudança de posicionamento vem a partir do aumento do acirramento entre os dois lados, especialmente após o atual presidente, Donald Trump, deixar claro que não vai aceitar um não como resultado da votação. Guy Rosen, vice-presidente de integridade do Facebook, também disse que a empresa vai restringir posts sobre os resultados de pesquisa com linguagem intimidadora ou militarizada. A intenção é diminuir a intimidação, ameaças e possíveis confusões, bem como criar um ambiente a favor da democracia.

Naturalmente, nem republicanos nem democratas ficaram felizes com a decisão da plataforma. O porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, diz que a medida vai prejudicar o candidato à reeleição, que conta com um exército online a seu favor.

E você, o que acha dessa atitude da gigante das redes?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.