Experiência de conteúdo: você sabe o que é e como criar?

Experiência de conteúdo: você sabe o que é e como criar?

Experiência de conteúdo: você sabe o que é e como criar?

Falamos muito aqui sobre marketing de conteúdo, que se trata de criar conteúdos relevantes para seu público-alvo de forma a direciona-lo para o seu principal objetivo e se tornar uma referência naquela área.

Dessa vez, o assunto tem um nome um pouco diferente: experiência de conteúdo.

A experiência de conteúdo é uma linha que visa criar conteúdos ricos e minuciosamente pensados que proporcionam uma experiência única para o público, guiando-o não só durante o processo de compra mas o acompanhando por um longo tempo. Para entender melhor sobre o tema, veja os principais pontos de atenção:

Cadeia de conteúdo

Para proporcionar uma boa experiência de conteúdo, não adianta fazer apenas uma peça, em um único formato, exibida em um único lugar. Para criar essa experiência, você precisa criar, também, um ambiente mais amplo de conteúdo, com diversos formatos, para inserir o usuário dentro desse meio. Inclusive, ao criar novas peças, é importante pensar como elas se encaixam nesse cenário, pois devem fazer parte da mesma “história”.

Criar novos formatos é fundamental. Não é porque você já criou um e-book sobre um determinado assunto que esse conteúdo não possa ser explorado de outras maneiras, como posts nas redes sociais, vídeos e podcasts. Afinal, uma mesma pessoa consome diferentes formatos de acordo com a situação. Por exemplo, eu posso preferir vídeos a textos, porém, quando estou no transporte público ou no carro, é mais conveniente ouvir a um podcast.

Questione como um um ser humano

Esse tópico pode parecer estranho, mas o fato é que, com a facilidade e qualidade de acesso aos dados que temos hoje em dia, temos a tendência de nos basear somente na análise de números para tomar as decisões. Obviamente, os números são importantes para qualquer estratégia, mas a base não pode ser SOMENTE essa. Afinal, são PESSOAS que vão consumir seu conteúdo, criar uma relação com a sua marca e, eventualmente, comprar.

Por isso, muito mais do que olhar relatórios, é importante se questionar sobre seu conteúdo e a experiência que o usuário tem de interação com sua marca com o distanciamento suficiente, como se você fosse seu público-alvo, aquele com quem está tentando conversar:

  • Esse assunto me interessa? Por que?
  • Essa mensagem é instrutiva/divertida/necessária?
  • Esse site está prático de usar?
  • Se eu não soubesse nada do que tem aqui, sairia dessas páginas com algum conhecimento?
  • Eu indicaria isso para alguém? Por que?

Perceba que todas as respostas para essas perguntas não são respondidas por números ou gráficos. Tem a ver com sensação, experiência, vivência. Mesmo que seus dados mostrem números incríveis, se as respostas a essas perguntas não forem positivas, é preciso repensar.

Criar conexão

Já sabemos que, quanto mais personalizado for seu conteúdo, mais as pessoas vão se relacionar com ele. Isso porque, a identificação gera vínculo e conexão emocional, e ao criar essa relação com seu público, mais fiel e engajado ele será.

Por isso, é fundamental saber quem é sua audiência e, além disso, entender que ela não é um único bloco homogêneo de pessoas – o que significa, portanto, que não há uma única forma de conversar com ela. Quais os perfis dentro do seu público-alvo? O que cada cluster se interessa? Como cada grupo se relaciona, o que preferem consumir, qual a comunicação mais eficiente?

Desmembrar tudo isso vai fazer com seu conteúdo consiga, de fato, criar experiências interessantes e relevantes.

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