Existe o melhor horário para enviar e-mail marketing?


Essa é a pergunta de US$1 milhão.

Ok, talvez nem tanto assim, mas pode apostar que esse é um questionamento muito comum entre os profissionais de marketing.

Um estudo a partir dos dados coletados pela RD Station Marketing, ferramenta de automação com mais de 35 mil clientes em mais de 40 países, descobriu algumas respostas interessantes para a pergunta central do texto e outras mais.

Foram consideradas campanhas enviadas entre 01/01/2020 e 20/10/2021, sendo que cada campanha enviou e-mails para no mínimo 30 leads. No total, foram mais de 2,2 milhões de campanhas e 24,6 bilhões de e-mails enviados. O foco do estudo foi observar as Taxas de Clique e de Abertura para cada segmento, e não foram utilizados e-mails utilizados em fluxo de automação, porque tendem a ter um resultado diferenciado.

Crie e-mail marketing para atrair mais clientes - Sebrae

As informações mais importantes que foram apuradas nesse estudo apontam que:

  • 6 da manhã é o melhor horário
  • Terça-feira é o dia da semana com melhor taxa de abertura (13,4%). Segunda-feira vem logo depois, com 13,28%.
  • A menor taxa de abertura é no sábado, com 10%
  • Há uma queda na taxa de abertura para e-mails enviados após às 16h
  • 75% das aberturas acontecem nas primeiras 24 horas após o envio
  • 35% das pessoas que realizam a abertura o fazem em até 2 horas após o recebimento
  • Negócios B2B possuem uma taxa de abertura média acima das empresas B2C

É claro que essas conclusões são uma média entre todos os dados coletados, mas é importante observar como o seu segmento se comporta na taxa de abertura e cliques de e-mail marketing. Por exemplo, empresas no segmento de Educação possuem melhor taxa de abertura às segundas-feiras, com 9,77%, percentual que se mantém alto (em torno de 9,5% até a quinta-feira. Depois, a taxa cai em mais de 1%. Na Saúde a segunda-feira também é a que apresenta melhor desempenho, com 10,33% de taxa de abertura.

Já a área de Mídia e Comunicação tem seu melhor resultado às quartas, com 9,24%, enquanto o setor Imobiliário às terças-feiras, com 9,13%.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.