Está na hora de fazer o rebranding da minha marca?

rebranding da minha marca

Está na hora de fazer o rebranding da minha marca?

Você conhece o termo rebranding? Rebranding nada mais é do que reposicionar a imagem de uma marca, e as empresas fazem isso por diversas razões:

Nova categoria de produtos: marcas que estão apostando em novas categorias de produtos precisam reposicionar a empresa dentro desse novo mercado, que pode ter um público diferente do atual.

Comunicação ultrapassada: você pode não ter mudado de público, mas o seu público pode ter mudado. Isso significa que a forma de se comunicar com aquele grupo de pessoas pode já não fazer mais sentido e é preciso atualizar não só a forma de comunicar como o conteúdo.

Acontecimento negativo: não é incomum empresas passarem por situações que prejudicam negativamente a imagem da marca. Pode ser um produto que deu problema, um posicionamento político inadequado, atitudes preconceituosas que viralizaram, etc. Nesse caso, reposicionar a imagem da marca é fundamental para continuar competitivo, mas é extremamente delicado e precisa ser feito com muita cautela.

Não importa qual for o motivo para o rebranding, é um processo sério que precisa ser feito da maneira correta e completa, abarcando todos os lados. Também é uma estratégia que envolve muito planejamento e estudo para não haver uma descaracterização da marca de forma equivocada e, consequentemente, a perda de clientes e credibilidade. Veja abaixo os principais pontos que você deve considerar ao fazer um processo de rebranding da sua marca:

Cuide de toda a identidade visual: muito mais do que o logotipo, a identidade visual é toda a forma de comunicação da sua empresa com o público. Isso vale para as cores que você vai apostar, que devem estar presentes na sua marca, no site/blog, nos posts das redes sociais, na loja física (se for o caso), para a linguagem e até a fonte escolhida. É preciso haver uma unidade bem amarrada entre todos os lados para ficar claro ao consumidor como é essa nova marca. Se ele entrar no seu Instagram e for pessoalmente na sua empresa, ele precisa reconhecer imediatamente que se trata do mesmo lugar.

Coloque sua marca onde seu público está: se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital e presença nas redes sociais, é o momento perfeito para planejar isso agora. Para saber onde apostar, é preciso entender com clareza onde o seu público está: no Facebook, Twitter, YouTube? Nos Stories do Instagram? No LinkedIn? Ele consome vídeos? Lê artigos? Cada uma dessas redes tem características diferentes tanto de público quanto de formato de comunicação, por isso é importante estudar casa uma delas para saber onde e como estar presente.

Instigue a curiosidade do público: antes de sair mudando tudo de uma hora para a outra, deixe seu público saber que haverão mudanças – e que serão boas para ele. Campanhas teaser de e-mail marketing ou redes sociais podem ser uma excelente estratégia para despertar a curiosidade do público, soltando pequenos spoilers do que vai acontecer e quando. Assim, você garante que as pessoas estão prestando atenção na sua marca e vão acompanhar esse reposicionamento.

Um dos cases de rebranding mais famosos do Brasil é da Havaianas. Quem viveu na década de 80 e 90 lembra dos chinelos brancos com a alça colorida somente em 3 cores: azul, preto e rosa. Podemos dizer que variedade não era o forte da marca rsrs. Afinal, o produto era direcionado para o público de baixa renda, e a imagem da Havaianas estava diretamente atrelada a isso.

Em meados da década de 90, a empresa passou por um reposicionamento total de marca. A Havaianas passou a apostar em novas cores e design, lançando novos modelos do famigerado chinelo, posicionando a marca em um outro status. Junto com isso, colocou celebridades em seus comerciais de TV, que ganharam a boca do povo por serem descontraídos e inusitados. Hoje, é queridinha dos ricos e famosos, fazendo enorme sucesso, inclusive, em outros países.

 

Se você precisa de ajuda com vídeos para sua estratégia de rebranding, fale com a gente!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.