Engajamento da população com causas ambientais cresce 16%

Engajamento da população com causas ambientais cresce 16%

Engajamento da população com causas ambientais cresce 16%

Felizmente, há muitas pautas universais sendo discutidas hoje em dia. Assuntos importantes mas que não eram vistos com importância vem ganhando cada vez mais espaço e relevância nos últimos anos, e um deles é o impacto das nossas ações sobre o meio-ambiente e o futuro do planeta (e nosso, por consequência). Já não era sem tempo!

Uma pesquisa realizada pelo WWF (World Wildlife Fund), “Um Ecodespertar: Medindo a consciência global, engajamento e ação pela natureza“, revelou que o engajamento da população com causas ambientais cresceu 16% nos últimos 5 anos. O estudo foi feito em 54 países, que concentram 80% da população mundial, e aponta que:

  • Crescimento contínuo de 71% em pesquisas na internet por produtos sustentáveis
  • Aumento em 82% de tuítes relacionados a causa que envolvem grandes personalidades, desde líderes espirituais a políticos, celebridades e grande organizações do jornalismo como BBC e The New York Times
  • Crescimento em 80% no volume de notícias sobre o tema
  • Mais de 159 milhões de assinaturas foram coletadas em campanhas relacionadas a biodiversidade (15$ dessas assinaturas foram feitas no Brasil, o país que mais se destacou)

Environmental Protection

O fato é que especialmente a população mais jovem tem se engajado cada vez mais com a questão do planeta. Seja pelo acesso à informação nas escolas ou pela facilidade com que esse conteúdo hoje circula na internet, esse público tem adquirido uma consciência muito maior sobre a importância do assunto do que qualquer geração anterior. Eles entendem a gravidade do problema e e as consequências que as próximas gerações vão encontrar no mundo que estamos construindo. Entendem que o futuro é agora e que, se nada for feito, as próximas gerações não vão nem ter um planeta para cuidar.

Apesar desse crescimento significativo entre 2016-2020, o problema está longe de ser recente. A diferença é que agora há espaço para se falar nele. Há interesse das pessoas em consumir esse conteúdo e da mídia em divulgá-lo. A mudança de mindset da população em relação ao tema pressiona marcas, empresas e governos a tomarem medidas mais firmes e mudarem leis para evitar uma tragédia maior. Afinal, a questão ambiental há muito deixou de ser uma causa moral. Ela é social e econômica.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.