Encoder para transmissões ao vivo

encoder transmissões ao vivo

Encoder para transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo são uma excelente estratégia de divulgação para um evento, uma marca, um produtor de conteúdo. Além de mais dinâmicas, as transmissões passam mais verdade para quem recebe o conteúdo e também podem ser interativas, tornando o espectador parte do conteúdo.

Mas para tudo isso acontecer, e não estamos falando da captação através do celular e sim de captações mais avançadas através de câmeras, além da captação do áudio e das imagens, é preciso um encoder, que é um software que transforma o sinal bruto da câmera em um formato que seja compatível com as transmissões na internet.

Então, no processo, temos: a câmera e o microfone captam os sinais, a placa de captura recebe esses sinais e os envia para o encoder, que transforma esses sinais em formatos compatíveis com a internet e, através de um link de internet, conectará o conteúdo com um serviço de transmissão ao vivo, como YouTube, Facebook, etc.

Dois caminhos possíveis de transmissões ao vivo são os softwares e os hardwares. Aqui vamos avaliar como eles se dividem para que você possa entender e decidir a melhor opção para o seu tipo de necessidade quando o assunto for transmissões ao vivo.

Softwares de Codificação de Transmissão ao Vivo

Há no mercado diversos tipos de softwares com diversas funcionalidades para diferentes tipos de necessidades. Basicamente, a gradação desses softwares varia em função de:

– Resolução da transmissão que vai de 768×576 em versões gratuitas até 4k em versões avançadas e pagas;

– Quantidade de entradas ao vivo: captação de 1 até 8 chamadores (câmeras)

– Possibilidade de interações: conexões com plataformas de chat ao vivo e interações por voz e vídeo

– Suporte para sistemas operacionais: somente Windows ou Mac ou os dois

– Integrações com diversas fontes de captação como microfones, câmeras, gráficos

– Recursos adicionais como replay instantâneo de 4 câmeras, zoom direcional e zoom remoto, código aberto para desenvolvimento

Os principais players são o OBS Studio, que é justamente a plataforma de código aberto com diversos recursos, o vMix, com as gradações de preços de acordo com as resoluções e features adicionais e o Wirecast, uma das mais completas e profissionais do mercado com transmissão 4k e integração de diversas fontes, Mac e Windows.

Opções de Hardware

Como opção para os softwares, os hardwares de codificação são dispositivos que se concentram unicamente na funcionalidade de transmissões ao vivo.

Como era de se esperar, há diversas configuração que vão desde pequenos conjuntos que são conectados diretamente nas câmeras que usam a transmissão wi-fi ou dos próprios celulares até configurações mais robustas que permitem a conexão de múltiplas redes móveis e garantir a estabilidade da transmissão até em ambientes mais remotos ou instáveis. Também é possível criar estações fixas de transmissão em racks e estúdios, o que dá maior velocidade e confiabilidade para o projeto.

Os maiores players de hardware são a Teradesk, com ferramentas mais simples como o VidiU, que transmitem de uma única câmera em resolução até a FullHD e o Cube que já permite formatos mais avançados que suporta entradas SDI, usadas em câmeras profissionais e suporta o formato de compressão h.265, para aumentar muito a qualidade de transmissão mobile e a Videon que também oferece recursos de entrada SDI, entrada HDMI com resolução full HD. Já estão desenvolvendo a linha Shavano de encoders 4k para otimizar os encoders para h.264 e h.265.

Com todas essas possibilidades na mão, vale olhar em detalhes cada um desses fornecedores e optar para o que mais se encaixa com o seu projeto.

 

Se precisar de ajuda para suas transmissões ao vivo, que tal tomarmos um café?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.