Há muitos anos temos ouvido que o rádio vai desaparecer.
Com a popularização da internet e as infinitas possibilidades de consumo de conteúdo, além da velocidade com que se criam novas tecnologias e plataformas, é natural pensarmos que as formas de mídia tradicionais vão deixar de existir. Às vezes isso de fato acontece, mas nem sempre.
Os dados do estudo “Rádio online: O som do novo”, da Kantar Ibope Media, mostrou que, em 2021, o consumo de rádio online cresceu 186% em relação a 2019. De acordo com 28% dos entrevistados, a possibilidade do rádio online mudou a forma de consumir esse tipo de conteúdo.
Um dos fatores que impulsionou o consumo foram os aplicativos das próprias emissoras: 36% dos ouvintes de rádio possuíam aplicativos de rádio em 2021, alta de 86% em relação à 2017. Além disso, a maioria dos consumidores de rádio online está bastante acostumada com tecnologia, já que 71% afirmara que se mantêm atualizados com os desenvolvimentos tecnológicos, e 59% dizem que comprar pela internet facilita a vida.
O consumo de áudio online não fica somente no rádio, já que 28% disseram já terem aderido aos podcasts. Os gêneros mais ouvidos pelos brasileiros são comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%), enquanto que os principais dispositivos usados são smartphones ou tablets (57%), desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%).
E você, tem o hábito de ouvir rádio online?