É tempo de entrar na onda do 360º/VR


O VR ou o 360º, apesar de parecer, não é uma tecnologia tão nova assim – seu conceito surgiu na década de 70. Entretanto ele vem ganhando cada vez mais espaço e avanços tecnológicos. Para se ter uma ideia, entre 2015 e 2016, as buscas pelo assunto no Google cresceram quase 4 vezes.

 

Não muito tempo atrás, com o Cardboards ou um pedaço de papelão, já era possível ter a experiência virtual. Atualmente, é possível aproveitar o VR e os vídeos em 360º com um óculos VR ou Cardboard, pelo próprio celular ou até nos computadores desktop.

Todo o conteúdo do YouTube já é compatível com a tecnologia, tornando a plataforma a maior biblioteca VR do mundo. As mídias sociais também não perderam tempo. O Facebook também já permite a postagem de fotos e vídeos em 360º. Cada vez mais os aplicativos serão compatíveis.

 

As experiências tendem a se tornar cada vez mais próximas do real, já que essa experiência é o grande diferencial. O áudio 360º, por exemplo, reproduz os sons em diversas direções. A imagem também varia de acordo com o olhar, fazendo com que o público participe ativamente da cena.

 

Mas quem pensa na tecnologia VR apenas como diversão ficará ultrapassado. Diversas marcas andam investindo em campanhas e obtendo um tremendo sucesso. O potencial é enorme. Principalmente quando a experiência é imersiva e otimizada, envolvendo o usuário e criando motivação e curiosidade.

 

Aqui, selecionamos alguns exemplos onde a tecnologia foi muito bem explorada pelas marcas.

 

A Absolut, com o intuito de reforçar sua associação com a vida noturna, criou um programa de quatro meses, buscando uma experiência imersiva nos grandes clubes noturnos da cidade de São Paulo. Clique aqui para ver

 

Já a Mastercard, fazendo alusão aos privilégios exclusivos de um cartão black, proporcionou aos usuários a melhor visão em 360º do ponto mais alto do Cristo Redentor. Clique aqui para ver!

 

 

A BMW possibilitou a sensação de dar uma volta na pista de Salzburgring, na Áustria, em seu novo carro, o BMW M2 Coupé.

 

Até desfiles de moda, como o da Dior, já podem ser vistos como se estivessemos presentes no evento.

 

Como dissemos anteriormente, engana-se quem pensa no VR apenas como entretenimento. O New York Times, um dos maiores jornais mundiais, aposta fortemente na tecnologia em matérias e documentários. Neste aqui, ele expõe a realidade de três crianças refugiadas de guerra.

 

Aqui na 8 Milímetros, produzimos um conteúdo em 360º para Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Clique aqui para conferir!

O fato é que a Realidade Virtual e os vídeos 360º estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, seja na área de  games, cinema, moda, educação e até na medicina. O mercado e a tecnologia já estão preparados para recebê-los. E você?

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