Dificuldades do mercado de produção audiovisual corporativa


Para iniciar 2018, e como nem tudo são flores, hoje vamos falar de dificuldades.

 

Vídeo não é mais o futuro da comunicação. Vídeo é o presente. Quem não usa vídeo para conversar com seus públicos está perdendo, seja clientes, dinheiro ou produtividade.

Mas vídeo é um produto caro, porque envolve diversos profissionais especializados, além de equipamentos e tecnologias variadas e complexas. E nem todas as empresas estão prontas para investir nisso agora. Estamos nos referindo aqui a uma questão de caixa mesmo.

 

Já algumas possuem condição financeira, mas com exceção das grandes marcas, que já estão há décadas acostumadas com os altos cifrões da publicidade, o mundo corporativo ainda se assusta com os valores que envolvem a produção de um vídeo. E, principalmente, essas empresas não enxergam todos os benefícios que comunicação em vídeo pode trazer ao seu negócio e nem todos os prejuízos que um vídeo de baixa qualidade (e por consequência barato) pode provocar.

 

Aqui há muito oportunismo. Em geral, produtoras interessadas apenas em vender e não em produzir vídeos bons e úteis para seus clientes, oferecem materiais de baixa qualidade por preços irrisórios. A princípio pode parecer uma prática inofensiva, onde quem perde é somente o cliente. Mas, a longo prazo, o resultado disso para o mercado é terrível. O cliente paga dois mil reais por um vídeo que custaria dez. O vídeo não traz o resultado que ele gostaria e o cliente sente que nem os dois mil foram bem gastos. Não investe mais em vídeo, e perde. Perde clientes, dinheiro e produtividade. O cliente perde, o mercado perde.

 

Outra grande dificuldade do mercado corporativo quando o assunto é vídeo, é entender como aproveitar e extrair o melhor resultado dos produtos audiovisuais. Assim como vídeo, o marketing é muito mal explorado pelas empresas. E um vídeo que não está inserido em uma boa estratégia de comunicação e publicidade, não terá bons retornos e será um investimento mal aproveitado.

 

Boas estratégias de comunicação e marketing exigem tempo e continuidade. Em uma estratégia com vídeos, estamos falando de investimentos na produção contínua de vídeos. E ai caímos de novo no problema das cifras altas e do mau entendimento sobre o retorno desse dinheiro.

 

Mas, o que temos assistido é uma melhora no conhecimento e na relação das empresas com práticas de marketing e publicidade. Acreditamos em um bom futuro e que esse caminho nos levará a boas práticas de vídeos.

 

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