Diferentes tipos de vídeo para diferentes Redes Sociais


O vídeo é hoje o queridinho da maioria das empresas, devido ao seu alto desempenho e retorno. Entretanto antes de só postar um vídeo é necessário planejar aonde ele vai ser postado (porque isso também impacta no custo da produção) e qual é o melhor formato para cada canal.

 

A estratégia deve englobar desde a diversificação das Redes Sociais – como melhor conteúdo, tipo, horário de postagem, o perfil do seu público – faixa etária, sexo, afinidades – e as plataformas que devem ser usadas – YouTube, Facebook, Instagram, Stories e Snapchat.

 

Com esses dados, é possível definir a estratégia para cada canal e estruturar o tipo de conteúdo. Por exemplo, um vídeo para o Facebook é diferente de um feito para o Instagram e diferente de um para o YouTube. O tempo de cada um deles também é  diferente, assim como as métricas e KPIS, que inclusive são medidas de outras formas.

 

No geral, os primeiros cinco segundos do vídeo é que determinarão o sucesso dele. Nesse curto período de tempo, o espectador, de certa forma inconscientemente, decide se vale a pena assistir ele até o fim ou não. Sabendo disso, e se atentando aos seus objetivos, saiba como trabalhar o vídeo em cada mídia social:

 

YouTube

No YouTube, o vídeo deve prender a atenção do usuário em no máximo 20 segundos, sendo que os primeiros segundos são fundamentais para reter o espectador. Na plataforma, não há limite de tempo, já que este vai ser determinado pelo seu conteúdo.

Cheque aqui “por que ter um canal no YouTube”:

 

Facebook

Pensando no usuário que está navegando pela sua timeline, o vídeo em autoplay deve impressionar em menos de 3 segundos, antes dele deslizar a tela para baixo. Confira mais motivos  “por que a sua empresa deve estar no Facebook”.

 

Instagram

O Instagram é uma das redes mais acessadas e com um crescimento acelerado nos últimos anos. Os vídeos para o Instagram podem ter de 3 a 60 segundos

Confira “por que vídeos são essenciais para se divulgar no Instagram”.

 

Stories

O Stories, baseado no conceito do Snapchat, aceita vídeos de até 10 segundos que duram por apenas 24 horas. Apesar de sua temporalidade e seu sucesso rápido, o conteúdo para este canal também deve ser planejado e certeiro. Postagens por si só e sem uma estratégia podem gerar desinteresse a longo prazo. Embora a maior parte dos Stories seja feita sem um planejamento prévio, quem o faz consegue ver e medir o aumento da audiência e fidelização.


Snapchat

A rede pioneira em vídeos curtos e temporários, o Snapchat ainda se apresenta como uma ótima opção para a comunicação com o público mais jovem, de 13 a 24 anos. Para empresas, é possível criar anúncios e filtros geográficos, de acordo com a localização. Saiba mais como usar a rede para empresas.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.