Dicas para vender mais: faça vídeos!

dicas para vender mais

Dicas para vender mais: faça vídeos!

Por que apostar em vídeos e quais os principais formatos

Vídeos são os queridinhos da internet. Todo mundo assistes a vídeos no YouTube, no Facebook, no Instagram, no WhatsApp e em muitos outros lugares.

O ponto é: o brasileiro é louco por vídeos, como quando falamos aqui sobre vídeos e marketing de conteúdo. Nós gastamos 22% do nosso tempo de vida (isso mesmo, de vida!), assistindo vídeos e 80% do tráfego total da internet será vídeo até o final de 2019 (Fonte: Cisco, 2018).

Com isso anotado, não é difícil perceber que, em dias agitados, com agendas cada vez mais apertadas, pessoas sem tempo para nada, o maior ativo da publicidade atual é… o tempo! A atenção das pessoas. Antigamente, com uma televisão, um único canal e meia dúzia de programas, o problema da publicidade estava resolvido. Hoje, as pessoas (e consumidores) passam em média 0.8 segundos (menos de um segundo completo) em cada post no Facebook, ou seja, se ela não gostou do conteúdo, basta um dedão para cima no celular e o seu conteúdo foi embora.

Portanto, vídeos são a forma mais eficiente de captar essa atenção tão disputada nos dias de hoje. E quando falamos em dicas para vender mais, não podemos pensar somente no formato tradicional, de exibir seu produto na frente das pessoas. É preciso acompanhar a jornada dela durante o processo de compra. Ajudá-la a tomar melhores decisões. Participar na maior parte dos momentos possíveis.

Por isso, vamos listar 5 maneiras de impactar e ajudar o seu público com vídeos em momentos de compra diferente:

Vídeos Publicitários – Apresentando sua empresa, produto ou serviço

É aqui que a coisa toda começa. Um bom vídeo apresentando seu produto de forma criativa, emocional ou divertida faz toda a diferença.

Apenas assegure-se que a sua empresa, produto ou serviço estão sendo explorados de maneira clara e direta. É comum, em roteiros, as pessoas se distraírem com ideias engraçadas ou histórias emocionais muito longas que se distanciam demais do que realmente seus produtos oferecem.

E lembrem-se: o consumidor está cada vez mais impaciente. Dar muitas voltas para contar uma história pode te fazer perder a atenção e, com isso, algum bom dinheiro.

Vídeos de Jornada – Esclarecendo Dúvidas

Os consumidores têm dúvidas. As opções de produtos são cada vez maiores. Será que o produto A é melhor que o produto B? Qual terá a melhor performance? Quanto dura a bateria? Qual é o tempo de garantia? Será que ele resolve meu problema?

É nesse cenário que entram alguns formatos de vídeos que ajudam a tomar decisões:

Vídeos Tutoriais: o passo a passo do uso do seu produto ou serviço sendo explicado por uma pessoa ajuda a humanizar o contato e diminuir muito os atritos que possam ter sido criados nos vídeos publicitários. Também vale vídeos tutoriais em animação, que são excelentes formas de tornar a apresentação mais didática e, consequentemente, mais eficiente.

Vídeos Depoimentos: nada melhor para reduzir a tensão de uma compra do que ver outras pessoas que já compraram falando como foi a experiência. Pessoas reais falando de compras reais no mundo real. Agrupar os melhores clientes e pedir para que eles falem um pouco sobre a experiência sempre ajuda a sua empresa, mas ajuda ainda mais seus clientes.

Vídeo Cases: muitas empresas trabalham duro e conquistam casos de sucesso com seus clientes. O problema é que muitos desses casos de sucesso ficam retidos na memória do cliente e da empresa. Imagine gravar um vídeo contando como foi essa experiência, os processos e, principalmente, os resultados obtidos. A empresa em questão ganharia uma visibilidade prática, o cliente dela ganharia reconhecimento por uma meta alcançada e os demais clientes se sentiriam mais seguros em fechar novos negócios.

Vídeo Institucional: quantos anos a empresa tem? Quantos funcionários? Quais são os princípios, valores e a história? Todas essas questões são levadas em consideração por potenciais clientes e nada mais dinâmico do que um vídeo para apresentar a empresa, os fundadores, os colaboradores, os espaços físicos. Vale até animações para explicar o propósito da empresa e que tipo de problema ela resolve.

Vídeos de conteúdo: para uma empresa que fabrica produtos de estética, por exemplo, falar da sua história, dos seus produtos, de cases é muito legal, mas que tal dar um passo à frente e falar de dicas de beleza e como os produtos que ela fabrica se aplicam nesse contexto. As pessoas assistem o que as interessa como conteúdo, não importa se é publicidade ou não. Se as dicas forem boas e o produto fizer sentido, certamente ela irá até um ponto de venda ou comprará o produto online.

Uau! Com todos esses tipos de vídeo, que tal começar a ajudar seus clientes a tomarem melhores decisões de compra através de vídeos?

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.