5 dicas para usar bem o Pinterest


5 dicas para usar bem o Pinterest

Quando a gente pensa em divulgar nossos produtos e serviços no mundo digital (140.000.000 de brasileiros já fazem parte desse mundo! Fonte: IBGE, 2018), logo nos vem à cabeça o Google, Facebook, Instagram. Mas tem uma delas já está correndo por fora já há algum tempo: o Pinterest. A plataforma surgiu em 2002, junto com Instagram, para se ter uma ideia – e hoje conta com mais de 70.000.000 de usuários em todo o mundo.

É uma rede visual. Inspiracional. Grandes ideias estão lá e, por ser visual, abrange os mais diversos segmentos, que vão de decoração a arquitetura, de gastronomia com fotos e receitas de salivar. Também tem fotografia com grandes nomes expondo seus trabalhos, carros, casas pelo mundo, desenhos técnicos, imagens com exercícios físicos. Enfim, um leque enorme de conteúdo e possibilidades.

Aqui, listamos as 5 dicas de ouro para tirar maior proveito do Pinterest, uma ferramenta com tanto potencial, mas muito pouco utilizada pelas empresas:

1. Crie e publique e organize conteúdo de qualidade

O Pinterest é uma rede de inspiração, 100% visual e que permite que seu conteúdo seja organizado em pastas para guiar seu público em relação a seu conteúdo. O primeiro passo, então, é entender o que a sua empresa ou serviço tem a oferecer que pode ser expressado através de imagens inspiradoras, gostosas de ver.

dicas para usar bem o pinterest Ben & Jerries

2. Vai e volta: instale o plugin de Pins no seu site e insira links para o seu site nas imagens do Pinterest

Se você tem um conteúdo legal em uma propriedade da sua empresa aproveite para deixar que as pessoas consigam “pinar” seu conteúdo e salvar em suas pastas. Isso ajuda muito a divulgar sua página no Pinterest. Para isso, basta usar qualquer plugin, como o jQuery Pin It Button for Images (para WordPress), que habilitará essa função no seu site ou blog facilmente.

A via de volta também é muito válida. Em todas as suas imagens, insira links para o seu site, de forma a gerar maior tráfego dessa rede para suas propriedades. Essa prática também ajuda em SEO (seu posicionamento orgânico, como veremos a seguir).

3. Seja encontrado

No Pinterest e em todos os lugares, inclusive no Google. O Google adora conteúdo relevante e que faça sentido para seus usuários e o Pinterest é um excelente lugar com todos esses conteúdos. Por isso, o Google indexa (encontra) páginas do Pinterest. Com isso no radar, é importante rechear seus pins com palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio. Boas descrições, além de ajudar os usuários a entenderem o que acontece, também ajuda o
Google a encontrar conteúdo para que faz busca pelos seus termos.

A navegação no próprio Pinterest também é um ponto importante pra se levar em consideração. Boas descrições e palavras-chave ajudam as pessoas a te encontrar com mais facilidade. Hashtags (#) ajudam bastante a ferramenta a entregar o conteúdo certo para quem busca tanto por elas quanto o conteúdo a quem elas fazem menção.

4. Compartilhe diferentes tipos de conteúdo

Nem só de imagens estáticas vive o Pinterest. E a diversificação é muito bem-vinda para quem usa a plataforma.
O consumo de vídeos nela tem crescido vertiginosamente (!) e pode ser aproveitado para dar mais informações para as pessoas sobre como seu produto ou serviço funciona.

Além disso, também é possível compartilhar podcasts, apresentações no SlideShare e muitos outros conteúdos que façam sentido para o seu público.

5. Analise os resultados

Isso é possível tanto no Google Analytics, para ver quantas pessoas do Pinterest visitaram seu site e entender a eficiência dele em relação aos outros meios, quanto as métricas do próprio Pinterest (pins, visualizações, seguidores da página, etc). O segredo é publicar, olhar os dados, testar, olhar os dados, publicar, testar, olhar
os dados. Assim, sua curva de aprendizagem e as técnicas na plataforma serão altas e logo, logo, estará fazendo conteúdo de primeira para encantar seus clientes e potenciais clientes!

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