Uma das grandes tendências online, principalmente quando se trata de inbound marketing, é o webinar, que pode ser definido como uma conferência ou um seminário em vídeo. Os motivos de seu crescimento são o formato, o conteúdo e a possibilidade de interação, se realizado ao vivo. Seu diferencial é a possibilidade de encaixá-lo dentro de uma estratégia de marketing e colher valiosas informações dos interessados.
Para te ajudar com melhores resultados com o webinar, deixamos aqui os 10 passos e dicas para arrasar com a ferramenta.
- Planejamento
Com um bom planejamento, a ferramenta pode ser usada como isca digital (saiba mais aqui) e ajudar a atrair novos consumidores e gerar leads. Como em todo vídeo, estabeleça um orçamento e metas para alcançar os objetivos.
- Roteiro e conteúdo
Aposte em um conteúdo de qualidade e inovador relacionado com a expertise da sua empresa. Se o material não for relevante, o público não vai achar motivo para assistir o vídeo até o final. Tenha um roteiro definido e aposte em um conteúdo envolvente com dados, pesquisa, slides e vídeos.
Os webinars não costumam ser muito longos, nem muito curtos. A duração média é de 30 a 60 minutos, tempo suficiente para uma breve apresentação, exposição das informações mais relevantes, conclusão e abertura para perguntas, se ao vivo.
- Plataforma de hospedagem
Verifique qual é a melhor plataforma para hospedar o seu vídeo. Facebook, Skype, Hangouts e YouTube são as mais populares, mas há outras mais específicas, como GoToWebinar, WebinarJam e Twitch. A escolha vai depender muito do seu objetivo e do seu orçamento, já que algumas são pagas.
- Produção
Os webinars podem ser gravados ou ao vivo. A grande vantagem do webinar ao vivo é a possibilidade de interação e o feedback dos participantes. Entretanto é necessário que o planejamento e toda a produção esteja bem preparada, como a iluminação, áudio, transmissão e conexão. Não há margem para erros em vídeos ao vivo.
- Equipamentos
A qualidade do seu vídeo é um dos itens primordiais para a experiência do usuário. Quando a qualidade é ruim, indiferente se o conteúdo é fantástico, ela impacta diretamente em uma impressão negativa.
Apesar de possível, não utilize celulares ou notebooks. Invista em equipamentos e equipes profissionais, que garantirão uma boa impressão e qualidade, porque “vídeos amadores prejudicam o seu negócio”.
- Transmissão
Depois de definir se o webinar será ao vivo ou não, analise qual o melhor dia e horário para o seu público. E ele pode variar muito, dependendo do ramo da sua empresa.
Deixar o vídeo disponível em outro momento ou até dentro do seu website é uma ótima opção para quem não puder participar do seminário no dia. Ainda que não haja a opção de interação ao vivo, o cliente interessado conseguirá extrair as informações mais relevantes.
- Convide o seu público
Após definir o seu tema, não deixe de convidar seu principais clientes e público. Você pode fazer o convite através do e-mail marketing, website, redes sociais ou até uma landing page, que vai te ajudar a ter uma estimativa de público e até pegar alguns dados importantes dele. As informações podem ser desde as mais básicas, como nome e e-mail, até as mais elaboradas, como cargo, empresa, etc. Se o orçamento for um pouco maior, você ainda pode investir em um Google Adwords ou posts patrocinados nas redes sociais.
- Apresentação
O apresentador, ou os apresentadores, deve interagir naturalmente com a câmera e com o público. Assim como ter o conhecimento profundo do conteúdo para estabelecer uma ligação com quem assiste.
- Identifique a sua marca
Seja no rodapé do seu slide ou em algum outro detalhe, como um material gráfico, tente deixar sua marca em destaque durante toda a apresentação. Assim, se a palestra for relevante, o público reconhecerá ainda mais a sua marca.
- Avalie os resultados
Você só saberá se atingiu os seus objetivos com o webinar se mensurar os resultados. E há várias maneiras de medir seu resultado, tanto com o alcance, cadastros realizados, vendas e feedbacks. Aproveite também e use a opinião do público e de outras pessoas para se preparar para os próximos vídeos.