Dicas para escolher um bom locutor


A locução é um recurso utilizado em diversos tipos de vídeo: vinhetas, desenhos, treinamentos, institucionais. Talvez uma das principais dúvidas que nove entre dez clientes nossos apresentam é como escolher uma boa voz.

 

O primeiro passo é entender bem o vídeo em que essa voz será inserida. Qual o objetivo, a linguagem e público desse material? A opção da voz, que pode ser mais grave ou aguda, feminina ou masculina, jovem ou madura, séria ou cômica, precisa ser compatível com seu vídeo, para que ela te ajude a passar a mensagem que você precisa.

 

Outro ponto é procurar por naturalidade. Caso precise de um vídeo em inglês, contrate alguém que fale o idioma fluentemente. Caso o texto a ser lido tenha muitos termos técnicos, opte por contratar alguém que familiaridade com o tema. Assim a locução fica mais clara, fluida e o espectador absorve melhor o recado.

 

Antes da decisão, peça e compare portfólios e trabalhos anteriores dos profissionais.

 

Independente do estilo, não abra mão do profissionalismo. Não invente de convidar um amigo com voz legal ou pior, não faça você mesmo. Sua voz pode ser maravilhosa, mas provavelmente ela não é a mais adequada para a locução de um vídeo sério. Fora as diversas técnicas de voz e respiração, locutores profissionais também possuem ritmo e dicção, sabem identificar o estilo ideal de narração e evitam vícios de linguagem. Além disso, há o cuidado com a qualidade da captação do áudio, sempre feita em estúdio, livre de ruídos e ecos.

 

O preço cobrado por um profissional varia de acordo com o vídeo. Alguns fatores como tipo de vídeo, minutos de locução, meio de divulgação, alcance e tempo de veiculação impactarão diretamente no valor que será cobrado.

 

Assim que escolher seu profissional, dê a ele as ferramentas certas para que o trabalho possa ser executado com perfeição: briefing e roteiro.

 

O briefing é uma das peças-chave do vídeo e essencial para os profissionais que vão trabalhar nele. Ele trará as informações necessárias para o locutor entender todas as partes e o objetivo do vídeo. É onde estão agrupadas as principais informações e objetivos, como: público-alvo, tempo do vídeo, obrigatoriedades, referências.

 

Já o roteiro de locução é uma prévia de como o vídeo irá se desenvolver, com as falas, as pausas e indicações de entonação e ênfase. Também é preciso calcular previamente, se o texto da locução é compatível com o tempo disponível. Ainda que não totalmente assertiva, a média abaixo permite uma análise simples da compatibilidade do texto com a duração do vídeo:

Leitura rápida: De 160 a 300 palavras por minuto;

Leitura média (tom natural): De 130 a 180 palavras por minuto;

Leitura lenta: De 60 a 100 palavras por minuto.

 

Só mande o roteiro ao locutor quando estiver com a versão finalizada e aprovada em mãos. Porque qualquer alteração futura no texto demandará mais tempo de produção e regravação, o que resultará em um maior custo.

 

Siga essas dicas e a locução do seu vídeo será um sucesso!

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