O consumo de TV Paga aumentou durante a pandemia

consumo de tv paga

O consumo de TV Paga aumentou durante a pandemia

Não há dúvidas de que a pandemia da COVID-19 mudou os hábitos das pessoas. Além da máscara e álcool em gel terem se tornado companhias obrigatórias, o coronavírus trouxe mudanças até na forma de consumir conteúdo.

A Ancine compilou dados recolhidos pela Kantar IBOPE Media que mostrou que a audiência da TV Paga aumentou durante a pandemia, em comparação aos meses anteriores. Esse dados foram coletados em 15 regiões metropolitanas do Brasil, considerando o horário das 7h à meia-noite.

Na semana quando foram tomadas as primeiras medidas de isolamento social, 16 a 22 de março, a média do total de telespectadores da TV Paga cresceu 22%. A semana seguinte, 23 a 29 de março, registrou a maior média dos canais de TV Paga ate agora, somando 8,95 pontos de audiência. Como referência, os pontos registrados entre 01 de janeiro a 15 de maço variaram entre 6,63 e 7,38.

Naturalmente, com a intensificação da pandemia e as novas diretrizes de isolamento social sendo adotadas em diversos países do mundo, as pessoas ficaram mais atentas às notícias. Por isso, não é nenhuma surpresa que os canais de notícias apresentaram o maior aumento em relação à quantidade absoluta de telespectadores: em relação à primeira quinzena de março, a primeira quinzena de abril mostrou um aumento de 100%. Em relação ao mesmo período de 2019, o crescimento da audiência foi de 50%.

Da mesma forma, com mais tempo em casa, é esperado os canais de filmes e séries também tenham apresentado aumento da audiência: 40% em termos absolutos. Os canais de variedades aumentaram 29,6%; os de documentários 25,3%; e os infantis apresentaram o menor aumento, de 9%.

A única categoria que viu seus números encolherem foi a de esportes, visto que os jogos e campeonatos do mundo todo foram cancelados: comparando a primeira quinzena de março com a primeira quinzena de abril, os canais esportivos observaram uma redução de 60%.

Fizemos um texto recentemente sobre qual vai ser o futuro do conteúdo, visto que as produções de filmes e séries foram pausadas por conta da pandemia e, consequentemente, não temos mais nenhum lançamento há alguns meses – cenário que deve se manter assim ainda por algum tempo.

 

E você, o que acha que vai mudar no formato e conteúdo do entretenimento?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.