A edição é uma parte fundamental no vídeo. Tão importante que pode ser a diferença entre um vídeo amador e um profissional. É uma das etapas finais, quando serão feitos os últimos ajustes, como transições, animações, grafismo, diagramação e detalhes para manter a estética e a linguagem uniformes. Por ser uma das últimas etapas, não raro algumas pessoas imaginam que o trabalho do editor se resume a cortar e colar cenas em uma ordem pré-definida, o que parece bem fácil. A edição é bem mais complexa, profunda e demorada que isso.
As técnicas dos editores de vídeo vão além de apenas unir a animação, o som e as imagens. Eles precisam ter uma compreensão de toda a história e sentimentos para transmitir as emoções certas nos momentos corretos. Por exemplo, se o objetivo é passar a sensação de dinamismo, a edição pode contar com cortes rápidos de uma cena para outra. A trilha sonora correta, as batidas da música condizendo com cada imagem, um sobe som no momento oportuno, afloram sentimentos importante no espectador como ansiedade, calma, compaixão, adrenalina.
A correção de cor, uma das etapas da edição, também ajudam a contar uma história. Aqui são feitos desde os ajustes de luminosidade, contraste balanceamento de branco, até os efeitos mais complexos, como cenas monocromáticas. (Saiba mais: Como as cores influenciam o público).
A boa edição é tão importante que pode reconstruir completamente um linha narrativa. O filme Tropa de Elite é um grande exemplo. A história inicial não era sobre o Capitão Nascimento, mas no momento da edição imaginou-se uma nova montagem que deixou o filme mais interessante e emocionante.
O que queremos que você conclua com esse artigo? Que você pode gravar um aula de uma hora, mas a maneira como você editá-la ajudará seus alunos a ficarem mais focados e a entenderem melhor o conteúdo. Que você pode captar imagens de um evento super legal, mas é a edição que farão quem assiste entendê-lo como um evento dinâmico e divertido ou algo enfadonho e monótono.
A edição é uma peça fundamental para a qualidade de um vídeo. E as técnicas podem variar desde as mais simples até as mais elaboradas, dependendo do tipo e do objetivo de cada um. Lembre-se que “uma boa edição salva imagens ruins, mas imagens boas não salvam uma edição ruim”.